terça-feira, 24 de maio de 2016

Não há nada de mágico sobre o café da manhã

Eu sou da época em que se achava que o café da manhã (desjejum) era a refeição mais importante do dia. Deveríamos, segundo um ditado, comer pela manhã como reis, no almoço como príncipes, e à noite como mendigos.

Aos poucos vamos descobrindo que isto é bobagem.

Um texto publicado ontem no New York Times  deixa claro que não há nada de mágico sobre o café da manhã. Até mesmo pede desculpas.

Eu não costumo comer nada pela manhã. Em geral tomo café com nata. Portanto não faço um jejum intermitente tradicional, só à base de água.  Mas não consumo nenhum carboidrato ou proteína pela manhã (ou ao menos até 11h30, que é quando almoço).

E por que faço isso? Porque é o que me dá vontade de fazer. Até seria mais prático e barato tomar café da manhã, pular o almoço, e depois só jantar. Mas, em geral, não tenho vontade de comer pela manhã. E quando tenho, simplesmente como.

O mais importante do texto de Aaron E. Carroll (professor de Pediatria na Universidade de Indiana) no NYT é deixar claro que muito que aprendemos sobre nutrição ou é baseado em ciência ruim, ou é baseado em interpretações incorretas de resultados científicos. Parafraseando Steven E. Nissen, será que a área de Nutrição é uma Área Livre de Evidências

Pelo texto do Aaron, sim. Ele lista vários erros que foram cometidos ao longo dos anos para apoiar a ideia de que o café da manhã é uma refeição importante, ou a mais importante. E a conclusão dele é que as evidências são uma bagunça e não dá para concluir que o café da manhã tem poderes místicos.

Matéria no NYT

PS: Que café da manhã maravilho na foto! Ovos com bacon. E por anos pessoas (eu, inclusive) acreditaram que isto engordava... Acredito que alguns ainda acreditam. 

6 comentários:

  1. ótima postagem!
    eu também não tenho o costume de tomar café da manhã, acho um peso muito grande a adquirir há poucos momentos depois de acordar.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Adolfo...também não tenho e nunca tive costume de tomar café da manhã, anteriormente, até tomava leite com achocolatado, e atualmente, as vezes tomo chá preto com bastante creme de leite. Nunca me fez falta, assim como nunca me fez falta a tal da alimentação a cada tres horas. Quando nos alimentamos de alimentos proteícos com gorduras, o índice de saciedade é elevado. Abs

    ResponderExcluir
  3. Eu como iniciante em corridas de rua ainda sofro pra adquar uma alimentaçao q de energia para treinos e nao ganhar peso....iniciei low carb meu tempo foi comprometido....alguma sugestao professor?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.