quinta-feira, 22 de março de 2007

One minute paper

One minute paper (artigo de um minuto) é uma técnica de aprendizagem ativa que utilizo em minhas turmas. Conheci ela através do professor Valdemar Setzer, que introduziu a terceira questão. Abaixo como eu fazia em 2007.
  • Descrição
Ao final de cada aula alguns alunos serão escolhidos para me entregar o seu one minute paper respondendo as seguintes questões:
  1. O que aprendi de mais importante nesta aula?
  2. Qual a maior dúvida que ficou?
  3. Com que colegas da classe eu discuti a última aula?
  • Observações e orientações:
Todos devem colocar seu nome em cima, e a data. Eu colecionarei os "one-minute-papers" em pastas, e devolverei aos alunos no fim da disciplina. Comentarei TODOS por escrito, e selecionarei alguns para comentar na aula seguinte. Direi o nome do aluno do O-M-P que comentar na aula, a menos que ele tenha colocado em cima "Confidencial" (contribuição do Professor Valdemar Setzer).

Em 2020 o professor Valdemar comentou o seguinte sobre a terceira questão: "(...) depois eu verificava se os nomes batiam... " . Ele também disse: "Se as classes presenciais são grandes, pode-se pedir para os alunos de uma só fileira. O importante é começar a aula seguinte comentando alguns deles."
 
  • Formato do One minute paper:
Nome do Aluno(a): _______________________________ Data: __/__/____ 

Respostas: 

1. 




2. 



3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.