quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Cursos de Verão no IME/USP sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software

Teremos dois cursos de verão sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software no IME/USP em janeiro de 2008.

O primeiro curso apresenta os conceitos em detalhes e o segundo os aplica de forma prática no laboratório.

Inscreva-se já: as vagas são limitadas! Telefone (11) 3091-6169, email: verao@ime.usp.br

http://www.agilcoop.org.br/portal/eventos/verao-agil-2008-no-ime-usp-cursos-da-agilcoop

http://www.ime.usp.br/~verao/insc.html

******** Curso B.21 - Introdução a Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software ********

Professores: Prof. Dr. Fabio Kon, Prof. Dr. João Eduardo Ferreira, Alexandre Freire, Dairton Bassi, Danilo Sato, Hugo Corbucci, Mariana Bravo e Paulo Cheque.

Objetivos: Familiarizar desenvolvedores de software e gerentes de TI com metodologias ágeis de desenvolvimento de software com especial ênfase em Programa�ão eXtrema (XP).

Justificativa: As novas metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno e médio porte (até 1 milhão de linhas de código) com excelentes níveis de qualidade. Neste curso, apresentaremos a filosofia por trás dos métodos ágeis, daremos uma visão geral dos vários métodos ágeis existentes e, em seguida, abordaremos em detalhes a Programação eXtrema (XP), o método ágil mais conhecido e utilizado.

Conteúdo: O manifesto ágil. Os principais métodos ágeis. As práticas de XP. Testes automatizados. Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o projeto de software pré-existente. Planejamento ágil. Padronização de estilo. Ferramentas para o desenvolvimento colaborativo de software. Modelagem Ágil e Refatoração de Bancos de Dados.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Orienta�ão a Objetos.

Bibliografia:
1. Kent Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000 (1a edição) e 2005 (2a edição).
2. Kent Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.
3. Alistair Cockburn, Agile Software Development, Addison-Wesley Longman, 2002.
4. Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
5. E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
6. Brian W. Kernighan and Rob Pike, The Practice of Programming, Addison-Wesley, 1998.
7. P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003.
8. Ken Schwaber and Mike Beedle. Agile Software Development with SCRUM. Prentice-Hall, 2001.
9. Ron Crocker. Large-Scale Agile Software Development. Addison-Wesley, 2004.
10. Scott W. Ambler and Pramod J. Sadalage. Refactoring Databases: Evolutionary
Database Design. Addison-Wesley, 2006.


Carga Horária: 16 horas: 21 a 24 de janeiro, 2a a 5a das 14:00 às 18:00
Custo: R$ 250,00


******** Curso B.22 - Laboratório de Programação eXtrema ********

Professores: Prof. Dr. Fabio Kon, Prof. Dr. João Eduardo Ferreira, Alexandre Freire, Dairton Bassi, Danilo Sato, Hugo Corbucci, Mariana Bravo e Paulo Cheque.

Objetivos: Através de uma abordagem essencialmente prática, oferecer a oportunidade para desenvolvedores de software e gerentes de TI construirem um pequeno sistema de software de forma colaborativa utilizando XP. O curso será ministrado inteiramente no laboratório Eclipse do IME/USP.

Justificativa: As novas metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno e médio porte (até 1 milhão de linhas de código) com excelentes níveis de qualidade. Neste curso, apresentaremos a filosofia por trás dos métodos ágeis, daremos uma visão geral dos vários métodos ágeis existentes e, em seguida, abordaremos em detalhes a Programação eXtrema (XP), o método ágil mais conhecido e utilizado.

Ferramentas utilizadas:

* Java, como linguagem de programação
* Eclipse, como ambiente de desenvolvimento
* Subversion, como repositório de código para controle de versões e integração contínua
* JUnit para testes de unidade
* Selenium ou JWebUnit para testes de aceitação e de interface
* XPlanner, para gerenciamento, acompanhamento e planejamento do desenvolvimento

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Orientação a Objetos, de programação Java e de Programação eXtrema (XP). É altamente recomendável que os participantes deste curso também façam o curso B.22 (ou então que já cheguem com um bom conhecimento de XP, por exemplo, lendo o livro inteiro do Kent Beck, eXtreme Programming: Explained).

Carga Horária: 20 horas: 28 de janeiro a 1 de fevereiro, 2a a 6a das 14:00 às 18:00
Custo: R$ 400,00



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