sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Longão fracionado

Já estou em fase de polimento para a Maratona de São Paulo (6 de outubro).

Não fiz nenhum longão de 37K, 35K, 32K ou mesmo 30K. O máximo que fiz foi um treino de 3 horas com 30 minutos caminhando, 2 horas correndo e 30 minutos caminhando. Neste dia, foram 26,6Km.

E fiz o que (por falta de um nome melhor) vou chamar de "longão fracionado". Por exemplo, fiz 11K pela manhã, 5K à tarde e 18K na manhã seguinte, totalizando 34K em pouco mais de 24 horas (não lembro da duração dos treinos, mas cada um durou menos do que 2 horas). Fiz treinos parecidos mais de uma vez.

Perguntei pro Phil Maffetone se um treino assim substituiria um longão. Ele respondeu que sim (ver abaixo).

http://philmaffetone.com/forum/boards/2175/topics/50429?p=1
Resposta de Phil Maffetone sobre longão fracionado (ver em http://philmaffetone.com/forum/boards/2175/topics/50429?p=1).

A ideia de longão fracionado não é minha, claro. A ideia é dos irmãos Hansons. Mas não estou seguindo o método deles. Sigo basicamente o método de Maffetone com ideias também do Sock Doc e de outras pessoas.

Para uma primeira maratona esta ideia de longão fracionado talvez não seja boa. A pessoa pode ficar muito duvidosa se consegue realmente correr 42K. Mas para quem já fez pelo menos uma como eu, acho que funciona.

O que você acha?

10 comentários:

  1. Pretendo fazer o mesmo esquema de 2 treinos por dia para minha primeira maratona. Dizem que é dificil no começo e se não for com calma da pra se machucar facil.

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    1. Eu fui com bastante calma e não me machuquei.
      Ainda por cima, fiz muitos treinos com mochila.
      O segredo (para mim) para ir com calma é controlar a Frequência Cardíaca. Fiz 95% (ou mais) dos treinos abaixo de 157.

      Abraços,
      Adolfo

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  2. Parabéns Adolfo.
    Estamos na torcida por umaprazerosa maratona!
    Sucesso

    Corridas do Luizz

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  3. Parabéns Adolfo pela iniciativa. Aqui no Brasil temos uma metodologia de treinamento de corrida de rua chamada VO2PRO, que trabalha de forma próxima.
    Boa corrida
    Alexandre Machado

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  4. Ótima opção.
    O Ciro Violin, triatleta de SP, fazia isso. 15k de manhã, 15 no almoço e 15 a noite.

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    1. Bom saber disso. Excelente exemplo!

      Obrigado, Andre!

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  5. Olá Adolfo, você iniciou no método do Dr. Maffetone com objetivo de maratona? quando foi/será a prova e qto tempo de treinamento?

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    1. Olá Silze,

      Sim, já fiz 4 depois que comecei. Melhor tempo: 3:44. Pior: 4:03 (a primeira, sem objetivo de tempo).

      Vou fazer outra em 15/03/2015 e continuo usando o método (em linhas gerais, pois desta vez estou sem saco pra fazer MAF testes todo mês e para fazer longões, mesmo fracionados).

      Tempo de treinamento: uns 4 meses, exceto na terceira maratona que foi 45 dias depois da segunda.

      Abraços,
      Adolfo

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