sexta-feira, 11 de maio de 2007

Atividade sobre ERPs

Atividade: Requisição de Aquisição de ERP Suponha que você é o diretor de tecnologia da informação (TI) da ChocoPower, uma empresa de chocolates que fabrica bombons enriquecidos com substâncias estimulantes (leiam neste link que a pesquisadora Renata Pietsch Ribeiro realmente está desenvolvendo bombons assim). A ChocoPower tem mais de 200 funcionários e vários departamentos (marketing, produção, vendas, etc.). Em cada um destes departamentos estão implantados um ou mais sistemas. Os sistemas funcionam de forma independente entre si. Você irá sugerir ao presidente da empresa, baseado nos argumentos a favor da implantação de ERPs descritos na aula sobre ERPs, que a ChocoPower inicie estudos para aquisição de um software ERP. Você deverá:
  • descrever o que é um ERP (pois o presidente da empresa pode não ter a menor idéia do que seja isso) em um a dois parágrafos;
  • apontar algumas das principais características de ERPs;
  • listar algumas vantagens para o negócio advindas da aqusição de ERPs;
  • indicar pelo menos três fabricantes de ERPs.
Atenção: o conteúdo da carta não deve limitar-se aos itens acima. Os itens acima são essenciais, mas o texto deve ter coerência e coesão. Usando o Word, escreva uma carta de uma a duas páginas (tamanho da fonte 12pt, espaçamento entre linhas 1,5). Depois, envie o arquivo word (.doc) contendo esta carta por email para mim e submeta-a como comentário nesta entrada do blog. Este trabalho pode ser feito por equipes de até 3 pessoas. Data de entrega: 11/05/2007

2 comentários:

  1. Campinas, 11 de maio de 2007

    Ilustríssimo presidente,
    Estamos através desta carta sugerindo que a ChocoPower inicie estudos para a aquisição de um software ERP.
    Este software integra várias áreas da empresa, facilitando o fluxo das informações entre todas as atividades empresariais com a finalidade de maior integração das informações.
    Os dados seriam manipulados por outros módulos, mas estariam centralizados em um único módulo.
    As características desse software é a forte orientação para processos, estrutura composta por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas informações, e tem uma base central onde são armazenados os dados para serem manipulados por outros módulos.
    As vantagens trazidas pelo ERP na empresa pode ser a otimização do processo de tomada de decisões e o fluxo de informações e qualidade da mesma na organização, eliminação de interfaces manuais, agilizar a comunicação garantindo a integração através da informação.
    Como fabricantes de ERP no mercado, que podemos sugerir temos a SAP, DATASUL, MICROSIGA e ORACLE.
    Informamos que a implantação de um sistema ERP envolve uma aprofundada análise dos processos da empresa, treinamento dos colaboradores, investimentos em informática (equipamentos) e reformulação nos métodos de trabalho.
    O conhecimento de seus impactos é essencial, bem como de suas características e aspectos ligados à sua implementação.
    A implantação desse software trás inúmeros benefícios para a empresa sendo que evolução das telecomunicações derrubou fronteiras, reduziu distâncias, globalizou o mercado e conseqüentemente, os clientes.





    DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

    ResponderExcluir
  2. Campinas, 11 de Maio de 2007.

    Ilustríssimo Sr. Presidente.



    Estive observando no ambiente desta empresa, que nossos departamentos utilizam vários sistema, de diferentes empresas e que estes trabalham independentemente entre si e que, portanto, dificulta o processo de tomada de decisões, visto que não existe um compartilhamento de dados entre os departamentos. Com a implantação de um Sistema ERP esta integração seria possível, pois esse sistema, consiste na integração de informações com uma base de dados única, e que fica disponível a todos os departamentos. Este sistema também possui outras vantagens como redução de custos (A empresa estará utilizando apenas um Sistema).
    Numa pesquisa sobre os principais Sistemas ERP’s com o perfil para atender as necessidades da empresa Chocopower, obtive três nomes que se destacaram por sua fácil utilização e baixo custo de implantação(se comparado aos benefícios trazidos por ele). São eles: DATASUL, SAP E MICROSIGA.

    Fico no aguardo de sua resposta.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.