domingo, 23 de março de 2008

Transformação do CEFET-SP em IFET-SP

O projeto enviado ao MEC pelo CEFET-SP solicitando sua transformação em IFET-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) está disponível no site do CEFET-SP (clique aqui).

Leia alguns trechos abaixo:

O presente documento apresenta a proposta de constituição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFET-SP, mediante a transformação individual do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP.

(...)

Quando da conclusão da segunda fase do Plano de Expansão da Educação Profissional e Tecnológica, em desenvolvimento pelo Governo Federal, o IFET-SP contará com 24 campi, localizados em cidades-pólos, distribuídos em todo o estado.

(...)

O CEFET-SP, ao longo dos seus 99 anos de existência, conquistou o reconhecimento da sociedade como centro de referência em Educação Profissional e Tecnológica. Esse reconhecimento decorre da excelência e qualidade dos cursos ofertados e da atuação na disseminação das ciências e tecnologias. A transformação para IFET-SP consolida este status, confirmando sua condição de Instituição de Ensino Superior e expandindo sua atuação, em especial, na direção da Formação e Requalificação de Docentes, dos programas de Pós-Graduação e da Pesquisa Tecnológica. Entretanto, esse crescimento significa, sobretudo, um grande reforço à oferta dos cursos técnicos e à formação inicial e continuada de trabalhadores.


(...)

Missão

"Ser agente no processo de formação de cidadãos capacitados e competentes para atuarem em diversas profissões, pesquisas, difusão de conhecimentos e processos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da nação."

(...)
Princípios
1. Valorização da criatividade, da curiosidade, da inventividade.
2. Formação do Cidadão Participativo e Crítico.
3. Desenvolvimento de habilidades relativas ao aprender a aprender e ao ensinar a pensar.
4. Integração e Inovação.
5. Flexibilidade e diversidade.
6. Gestão Democrática e Participativa.
7. Igualdade de oportunidades e diversidade de tratamento: Respeito às diferenças para promover a igualdade entre os desiguais.
8. Respeito à autonomia dos valores e das escolhas de cada um.
9. Valorizar o aprendizado contínuo e o trabalho participativo.
10. Preservação do Ensino Público de Qualidade.
11. Valorização do servidor e do Serviço Público.
12. Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas.
13. Preservação dos princípios do Serviço Público:
• Legalidade;
• Impessoalidade;
• Publicidade - Transparência;
• Moralidade Administrativa;
• Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade.


(...)
Campus Sertãozinho

Sertãozinho destaca-se como um município com grande potencial econômico decorrente da alta produção de álcool, açúcar e energia, assim como do funcionamento de indústrias de base mecânica, metalúrgica, química e outras. Atualmente destaca-se como um dos municípios que gera maior número de empregos no país. O prédio do Campus Sertãozinho foi concluído no ano de 2007 com área construída de
3.587,5 m2 num terreno com área total de 48.399,11 m2 . Suas instalações possuem a infra-estrutura necessária para abrigar os cursos técnicos e tecnológicos nas áreas de Mecânica, Automação, Química e Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.