- É fundamental que a família e a escola trabalhem em parceria. O professor deve orientar a criança e também aos pais sobre o uso correto da internet e se possível realizar junto algumas pesquisas no computador da escola.
- É necessário que o professor ofereça ao aluno uma lista de sites apropriados e que sejam suficientemente atualizados e confiáveis de serem acessados.
- O professor deve especificar para o aluno exatamente o que ele quer que contenha na pesquisa.
- É importante que o professor não solicite pesquisas muito amplas, pois as enormes e com enxurradas de informações não garantirão que o aluno pesquisou com qualidade e obteve um bom aprendizado. Pelo contrário, muitas informações podem desviar a atenção dos conteúdos e tópicos mais importantes.
- Os pais ou responsáveis devem sempre estar presentes no momento da pesquisa da criança, orientando-a no que for preciso e NUNCA fazer por ela. A presença de um adulto evitará que o aluno se disperse facilmente e visite sites não relacionados aos temas das pesquisas.
- Quanto menor a criança mais ajuda requererá. No caso dos pequenos que ainda não dominam a leitura e a escrita é importante que os pais pesquisem antes, lêem e selecionem sites e os dados mais importantes que utilizará na pesquisa e só então as leve para o computador deixando-a participar de todo processo da pesquisa. É IMPORTANTE indagá-las qual as informações que mais lhe chamaram atenção.
- Vale como dica para quem tem filhos menores, que ao pesquisar com eles selecionem sites com imagens e figuras atrativas para atrair a tenção da criança e garantir um aprendizado maior do assunto.
- Copiar, colar e imprimir não é um procedimento correto. É fundamental que os maiores ao pesquisar leiam todas as informações e selecionem as partes mais importantes, escrevendo o seu próprio texto à mão mesmo que o trabalho seja impresso para ser entregue. Esta síntese feita por ela, deve conter o que ela assimilou e aprendeu.
- É fundamental no final da pesquisa citar a fonte. Muitas informações na internet não são verdadeiras e seguras.
- O professor não deve aceitar passivamente a entrega do trabalho, sem avaliar o que o aluno aprendeu. É fundamental avaliar se houve de fato uma interação do aluno com o tema e um aprendizado significativo ou se simplesmente ele copiou, colou e imprimiu.
A internet pode ser um excelente recurso para aprendizagem das crianças, desde que seja usada corretamente e com a supervisão e orientação dos pais e professores.
Fotos: Divulgação (Marcele)/ Stockbyte e Digital Vision/Getty Images
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