Na foto acima (de camiseta azul) estão os campeões da
Final Brasileira da Maratona de Programação 2009, que aconteceu no último sábado, 24 de outubro de 2009, em Campinas-SP. A Maratona de Programação é uma competição que funciona como seletiva para a final mundial do ICPC (
http://icpc.baylor.edu), a principal olimpíada científica da área de ciência da computação, organizada pela
ACM desde a década de 70. Os melhores times ganham o direito de representar o país na próxima final mundial, que ocorrerá nos dias 1 a 5 de fevereiro de 2010 em Harbin, China.
Os três integrantes do time, em times diferentes, ganharam medalhas de ouro no ano passado também. Víctor e Maíra eram do time "YaThreeSobas", 3º lugar (os três primeiros times ganham ouro), e Pedro do time "Prático, Cícero e Heitor", primeiro lugar.
Além da classificação para a próxima etapa, “Pedrov, Victorov e Mairova” também conquistaram o título de penta campeões brasileiros, ganhando assim o troféu definitivo da Maratona de Programação para o CIn-UFPE. Desde o início do evento, em 1996, várias instituições almejam os cinco títulos, entre elas Unicamp, ITA, IME-USP e PUC-RIO.
A segunda melhor equipe na competição foi "Anuncie Aqui", da
Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os três integrantes da equipe são:
- Maurício Collares, aluno de Engenharia Elétrica
- Ramon Fernandes, aluno de Engenharia Elétrica
- Felipe Carvalho, aluno de Ciência da Computação
Observação: dois dos integrantes da equipe, Maurício e Ramon, ganharam medalha de bronze na
Final Brasileira da Maratona de Programação em 2007.
Vale destacar que este bom resultado veio de uma universidade de Sergipe, o menor estado do país, como consequência do trabalho de vários anos dos professores da UFS no estímulo de competições como a Maratona de Programação e a
Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) (
clique aqui para ler mais sobre o trabalho com a OBI e a Maratona em Sergipe). É, nas palavras da professora Leila Silva, da UFS, uma prova de que "os talentos brasileiros estão espalhados por todos os cantos do país".
A equipe que ficou na terceira colocação, e também ganhou medalha de ouro, foi a equipe
eh_muita_grana, do
IME-USP, formada por Raphael Henrique Ribas (aluno de mestrado do IME-USP, formado em
Ciência da Computação pela UFPR), Joel da Silva Uchoa, Gabriel Ribeiro da Cruz Peixoto (que faz mestrado na Estatística) e técnico Wanderley Guimarães da Silva.
Observação: Raphael Henrique Ribas ganhou medalha de ouro também no ano passado como integrante da equipe Triforce da UFPR.
A equipe "sudo make a sandwich", do
DAINF-UTFPR, (
clique aqui para ler notícia sobre a classificação desta equipe para a Final Brasileira), estreante em finais brasileiras, ficou numa excelente 12a. colocação.
Esta equipe é formada por três alunos da primeira turma do curso de Engenharia de Computação: Alexandre Marin, Lucas Campiolo Paiva e Luiz Ribeiro, e treinada pelo professor João Alberto Fabro.
É importante ressaltar que não apenas a equipe era estreante, mas a própria
UTFPR participou pela primeira vez da final brasileira da principal competição de programação para universitários, com seus alunos ficando atrás de alunos de apenas 8 outras instituições, todas com bem mais tradição em Maratonas do que a UTFPR.
Por fim, parabenizo todas as equipes que participaram da Final Brasileira. Para muitas delas, já foi uma grande vitória estar lá. Parabenizo também todos os professores, alunos e funcionários que de alguma forma contribuíram com a organização deste evento da
Sociedade Brasileira de Computação.
Para as equipes que vão para a final mundial, é hora de estudar e treinar para obterem boa classificação lá. E, para os não classificados, é hora de começar os terinamentos para a Maratona de Programação 2010.
Leia mais sobre:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.