quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os campeões da Maratona de Programação 2009

Na foto acima (de camiseta azul) estão os campeões da Final Brasileira da Maratona de Programação 2009, que aconteceu no último sábado, 24 de outubro de 2009, em Campinas-SP. A Maratona de Programação é uma competição que funciona como seletiva para a final mundial do ICPC (http://icpc.baylor.edu), a principal olimpíada científica da área de ciência da computação, organizada pela ACM desde a década de 70. Os melhores times ganham o direito de representar o país na próxima final mundial, que ocorrerá nos dias 1 a 5 de fevereiro de 2010 em Harbin, China.
O nome do time campeão é "Pedrov, Victorov e Mairova", do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE). Seus integrantes são:
Os três integrantes do time, em times diferentes, ganharam medalhas de ouro no ano passado também. Víctor e Maíra eram do time "YaThreeSobas", 3º lugar (os três primeiros times ganham ouro), e Pedro do time "Prático, Cícero e Heitor", primeiro lugar. Além da classificação para a próxima etapa, “Pedrov, Victorov e Mairova” também conquistaram o título de penta campeões brasileiros, ganhando assim o troféu definitivo da Maratona de Programação para o CIn-UFPE. Desde o início do evento, em 1996, várias instituições almejam os cinco títulos, entre elas Unicamp, ITA, IME-USP e PUC-RIO.
A segunda melhor equipe na competição foi "Anuncie Aqui", da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os três integrantes da equipe são:
  • Maurício Collares, aluno de Engenharia Elétrica
  • Ramon Fernandes, aluno de Engenharia Elétrica
  • Felipe Carvalho, aluno de Ciência da Computação
Observação: dois dos integrantes da equipe, Maurício e Ramon, ganharam medalha de bronze na Final Brasileira da Maratona de Programação em 2007. Vale destacar que este bom resultado veio de uma universidade de Sergipe, o menor estado do país, como consequência do trabalho de vários anos dos professores da UFS no estímulo de competições como a Maratona de Programação e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) (clique aqui para ler mais sobre o trabalho com a OBI e a Maratona em Sergipe). É, nas palavras da professora Leila Silva, da UFS, uma prova de que "os talentos brasileiros estão espalhados por todos os cantos do país". A equipe que ficou na terceira colocação, e também ganhou medalha de ouro, foi a equipe eh_muita_grana, do IME-USP, formada por Raphael Henrique Ribas (aluno de mestrado do IME-USP, formado em Ciência da Computação pela UFPR), Joel da Silva Uchoa, Gabriel Ribeiro da Cruz Peixoto (que faz mestrado na Estatística) e técnico Wanderley Guimarães da Silva. Observação: Raphael Henrique Ribas ganhou medalha de ouro também no ano passado como integrante da equipe Triforce da UFPR. A equipe "sudo make a sandwich", do DAINF-UTFPR, (clique aqui para ler notícia sobre a classificação desta equipe para a Final Brasileira), estreante em finais brasileiras, ficou numa excelente 12a. colocação. Esta equipe é formada por três alunos da primeira turma do curso de Engenharia de Computação: Alexandre Marin, Lucas Campiolo Paiva e Luiz Ribeiro, e treinada pelo professor João Alberto Fabro. É importante ressaltar que não apenas a equipe era estreante, mas a própria UTFPR participou pela primeira vez da final brasileira da principal competição de programação para universitários, com seus alunos ficando atrás de alunos de apenas 8 outras instituições, todas com bem mais tradição em Maratonas do que a UTFPR. Por fim, parabenizo todas as equipes que participaram da Final Brasileira. Para muitas delas, já foi uma grande vitória estar lá. Parabenizo também todos os professores, alunos e funcionários que de alguma forma contribuíram com a organização deste evento da Sociedade Brasileira de Computação. Para as equipes que vão para a final mundial, é hora de estudar e treinar para obterem boa classificação lá. E, para os não classificados, é hora de começar os terinamentos para a Maratona de Programação 2010. Leia mais sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.