terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais sobre o Método Maffetone

Fiz um comentario tão longo no blog Recorrido, do Danilo Balu (um blog que recomendo fortemente), que resolvi transformar em post.

Um monitor cardíaco da marca Suunto, modelo t3d.


Meu comentário se refere a isto que o Danilo escreveu:


Não tenho Garmin, tenho um frequencímetro que está perdido em casa e que devo ter usado 5 vezes na minha vida. Sou old school confesso. Mas há quem não saia sem ao menos 3 gadgets  presos ao corpo. Pra quem é desses, aqui 3 erros comuns de quem se guia pela FC.
Comentei:

Ainda bem que não cometo nenhum dos erros de quem se guia pela FC usando o Método Maffetone (baseado numa fórmula própria de FC)! rsrs

http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/10/minha-experiencia-com-o-metodo.html

Brincadeiras à parte, o fato é que treinar com o método Maffetone é muito agradável para algumas pessoas (algumas podem achar chato, é verdade). Isto deveria ser mais estudado. Pouco importa se não é “efetivo” (no sentido de melhorar a velocidade). Se for agradável e a saúde das pessoas melhorar, isso é o que mais importa.

Sei que não existem pesquisas que confirmem a eficácia do Método Maffetone. Porém, existem várias anedotas de pessoas que se dão bem com ele (por exemplo, o pessoal do grupo Huaraches no Google Groups http://groups.google.com/group/huaraches). E vários “especialistas” o recomendam. Destaco entre estes especialistas o Mark Cuccuzzella e o Stephen Sock-Doc Gangemi.

Acho que todos deveriam escutar estes dois podcasts:
http://sock-doc.com/2012/04/sock-doc-podcast-2/
http://trailrunnernation.com/2012/04/aerobic-vs-anaerobic/

E/ou ler isto aqui:
http://sock-doc.com/2012/01/sock-doc-training-principles/
e este
http://sock-doc.com/sock-doc-training-aerobic-foundation/

--- E você, o que acha de treinar com monitor cardíaco?

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