terça-feira, 3 de junho de 2014

Gallowalk

escrevi sobre Gallowalk antes. Estou voltando ao assunto porque o Jeff Galloway esteve aqui em Raleigh (infelizmente não pude ir conhecê-lo) e decidi fazer alguns treinos usando o método Gallowalk.

A ideia do método é intercalar trechos de corrida com caminhada. Ele surgiu quando o Galloway estava treinando iniciantes que não conseguiam correr por muito tempo. E pode ser usado também por corredores experientes em treinos e provas. O Leonardo Liporati usa com sucesso em maratonas. Estou estudando a possibilidade de testar o método em uma meia-maratona.

Como usar o método? Uma sugestão simples é começar de alguma das linhas da tabela abaixo e ir subindo. Por exemplo, alguém bem iniciante começaria com 30 segundos de corrida ("run 30 sec" na última linha tabela) e 60 segundos de caminhada ("walk 60 sec"):


Aos poucos a pessoa vai aumentando a proporção. Ou faz algo parecido... Por exemplo, eu não gosto de 4 minutos de corrida + 35 segundos de caminhada. Acho o intervalo de caminhada muito curto. Então às vezes faço algo como 6  minutos e 51 segundos de corrida e 1 minuto da caminhada.

Às vezes uso a calculadora online (outro link) para que ela me sugira os intervalos para treinos e provas. Descobri hoje que o site do próprio Galloway também tem uma espécie de calculadora. O problema é que ela é baseada no tempo em que você consegue percorrer a distância de uma milha.

E é possível também fazer de forma aleatória. Nassim Taleb iria gostar. Ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.