Um link excelente com dicas regulares do Steve Gangemi (Sock Doc). Ele pode parecer muito radical para os não iniciados às suas ideias vanguardistas, mas vale sempre ser ouvido! Sempre! *ótima dica do Bruno Gelmi!
Algumas das dicas (que não são exatamente semanais):
- É melhor ir para uma prova 10% subtreinado (undertrained) do que 1% sobretreinado (overtrained).
- Chocolate, (com conteúdo de cacau de 80% or superior), é um ótimo lanche que é carregado de antioxidantes e gorduras saudáveis. Você pode também comprar manteiga de cacau para colocar no seu smoothie para adicionar algumas calorias de gordura saturada benéfica. Delicioso.
- O aquecimento ideal para QUALQUER atividade é uma mistura de atividade aeróbica leve (baixa FC) combinada com movimentos naturais, dinâmicos. Tente fazer 10 minutos de caminhada/corrida leve com alguns agachamentos e exercícios de mobilidade do corpo (body mobility drills) misturados - NÃO alongamento.
Amma, um chocolate brasileiro com 85% de cacau. Fonte da foto: http://aventurasgastronomicas.com.br/chocolate/amma-chocolate-muito-amor |
Dia desses ele (Danilo) até fez mais comentários sobre órteses, um dos temas favoritos do Steve Gangemi (que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que gostaria de ir ao Brasil fazer um workshop - se você tiver interesse, entre em contato comigo, para que possamos organizar um grupo para trazê-lo).
Os comentários do Danilo Balu foram estes:
Usar órteses (ou então palmilhas) acontece até nas melhores famílias, até tenho amiga que usa. Na verdade tenho opinião firme: sou radicalmente contra. Deve haver quem realmente precise e essa turma eu sei que é uma minúscula minoria. Como diz um grande e inteligentíssimo amigo: pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego. Eu acho um tanto quanto curioso que toda pessoa que saia prescrevendo palmilha sempre tenha um parceiro comercial. Mas sabe como é, né? Ele é pôficional, não há conflito de interesse. Basicamente o dotô está dizendo que nem o Cara lá de cima nem milhões de anos de evolução talhando nosso aparelho locomotor fizeram o trabalho direito. Ele acha que um pedacinho de material sintético corrige tudo. Daí você coloca uns milímetros a mais de calço e ignora que tudo isso tem efeito em cascata numa cadeia de articulações. Você muda um e não combina a jogada com todo o resto do time. Sério, respeito mais aquele médico do SUS que prescreve anti-inflamatório pra tudo do que o profissional que prescreva palmilha com essa mesma naturalidade. Um é mal pago. O outro faz da órtese um filão bem rentável. E o atleta, que gosta de ter algo desenhado especialmente pra ele e atropela a lógica para ganhar segundos na pista, compra a ideia. E paga caro. Aqui um texto interessante no tema.
O texto que o Danilo menciona é Órteses são sempre necessárias?, do Steve Gangemi, traduzido pelo Hilton Sousa (do blog PaleoDiário, uma das melhores fontes de traduções de bons textos para o português).
Eu gostaria de traduzir quase tudo do Steve Gangemi mas sinceramente detesto tradução. Se eu fosse traduzir, começaria pelos princípios de treinamento (o primeiro já foi traduzido)
Adolfo, já acompanho seu blog a algum tempo. Já conhecia o Sock Doc mas não especificamente a série de postagens dos princípios de treinamento. Fuquei empolgado, gostei muito. Traduzi a primeira parte e coloquei num blog pessoal meu. Fique a vontade se quiser reproduzir ou até adaptar melhor (tentei adaptar o melhor possível, mas não achei nada pra adaptar o "you won’t be a star in the sack" :P. Segue o Link e valeu pela dica. Ops..pelas dicas.. http://paleoestilodevida.blogspot.com.br/2014/12/principios-do-treinamento-fisico-do.html
ResponderExcluirGabriel, isto é fantástico! Muito obrigado!
ExcluirVou dar uma lida e se encontrar algo que precise ser mudado eu aviso.