segunda-feira, 8 de abril de 2024

Voltando a Correr com Couch 2 5K

Voltei a correr seguindo o programa Couch 2 5K. A lembrança deste programa veio a mim depois de eu pedir ajuda a Sergio Rocha, do Corrida no Ar, para voltar a correr. Ele falou algo sobre este tipo de programa e logo me lembrei do Couch 2 5K (tradução livre: Do Sofá aos 5 quilômetros).


Como sou fã de podcasts, tentei achar algo no Spotify que me ajudasse. E achei! Como é parte de um podcast, fiz uma playlist no Spotify (mas você pode escutar em qualquer agregador de podcasts procurando pelo nome do podcast: Get Up and Run!) apenas com os episódios do Couch 2 5K: Couch 2 5k playlist by Huw Williams. Só vai até a semana 6, mas é muito bom pois ele vai comentando, te ajudando a manter a forma e te estimulando ao longo dos treinos. Como as semanas 7, 8 e 9 são muito parecidas com o final da Semana 6, talvez não precise mesmo de nada para estas semanas. 

Não achei nada equivalente em português. Se você achar, comenta aí embaixo, por favor.

Há também um aplicativo, mas só consegui instalar baixando o APK para Android. No aplicativo você pode escolher entre vozes de várias pessoas para que elas direcionem seu treino. Tudo em inglês, claro, pois é um programa financiado pelo NHS, órgão de saúde do governo do Reino Unido. Por esta razão você não consegue baixar o aplicativo na Google Play Store. 

Meu pensamento hoje é de que não quero voltar a correr como eu corria antes. Não quero ir atrás de recordes pessoais nem fazer maratonas (talvez nem mesmo meias-maratonas ou 10K). Já corri 5 maratonas (Curitiba 2x, São Paulo, New York City e Tobacco Road). Não preciso de mais. Mas penso em correr provas de 5K, sem "ir para a morte".

Quando o programa terminar, meu plano é continuar a correr no máximo 1h por dia e no máximo 3 dias por semana, complementando minhas atividades físicas com musculação, calistenia ou Parkour. O que acham? 

E, apesar do plano dizer "5K", eu sempre prefiro pensar em tempo e não em distância. O plano do NHS só menciona tempo, nunca distância.  Então vou continuar treinando por tempo depois que o plano terminar. Talvez até seguindo uma estratégia como a Run-Walk-Run de Jeff Galloway. Gosto bastante de intercalar corrida com caminhada.

Se quiserem me seguir no Strava, meu perfil lá é https://www.strava.com/athletes/adolfont.

Estou também no Twitter, onde pouco falo sobre corrida, em https://twitter.com/adolfont/.





Atualização em 24/04: Cheguei à oitava semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.