A lista dos melhores tempos em Maratonas no ano passado (2011) está recheada de quenianos. O melhor tempo não-queniano em 2011 foi do nosso Marilson Gomes dos Santos. A lista de 2012 está sendo dominada pelos Etíopes. Mas ainda é cedo. E, segundo o pessoal do podcast Contra-Relógio no Ar, Quênia x Etiópia na Maratona é como se fosse Brasil x Argentina no futebol.
O atual recordista mundial da Maratona (Patrick Makau) é queniano.
Aqui no Brasil conhecemos relativamente bem os quenianos. Eles geralmente participam muito bem da nossa principal corrida: a Corrida de São Silvestre, que acontece em 31 de dezembro. De 1992 até 2011 os quenianos venceram 12 São Silvestres masculinas. O grande Paul Tergat venceu três vezes seguidas!
Paul Tergat |
Priscah Jeptoo |
E não é só no Brasil. Corredores quenianos (e etíopes, marroquinos, eritreus) vencem corridas de 10K, 15K, Meias-maratonas e Maratonas em todo o mundo.
Por que estou escrevendo tudo iso? Porque num próximo post vou comentar o livro Correndo com os Quenianos, de Adharand Finn. Já escrevi um pouco sobre o livro em um post anterior. Infelizmente o livro por enquanto só está disponível em inglês. Na Amazon tem duas versões: uma em inglês britânico (o autor é britânico) e outra em inglês americano, que será lançada em 15 de maio. O livro é excelente, e curto. Dá para ler num final de semana. E nos ajuda a entender porque os quenianos são tão bons em corrida. Segundo o autor, não é genética (como muitos pensam aqui no Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.