domingo, 25 de agosto de 2013

Sinais de Aviso e Sintomas de Excesso de Treinamento (Overtraining), por Sock Doc

Esta é uma tradução de um texto do Sock Doc. Obviamente, não trata-se de um texto científico, apenas de opiniões de alguém que lê bastante e atende vários atletas amadores. Leia o original aqui:

ESCUTE OS SINAIS DE AVISO DE

EXCESSO DE TREINAMENTO!




Entenda os sinais de aviso iniciais do excesso de treinamento(overtraining)/excesso de rendimento(overreaching) (exercício anaeróbico demais, estresse demais, ou ambos), e desacelere antes que você seja forçado por uma lesão e/ou doença.
  • Frequência Cardíaca (FC) em repouso pela manhã superior a 10% do normal - você pode estar ficando doente; você está com excesso de rendimento no seu treinamento. Informação sobre FC aqui.
  • Ficar tonto ou sentir vertigens ao se levantar - sua pressão sanguínea está caindo porque seu sistema endócrino está fadigado.
  • Desejo de comer açúcar e/ou sal - seu corpo está consumindo mais açúcar do que gordura e você está perdendo sal demais por conta do estresse.
  • Garganta inflamada persistente - nível de antioxidantes baixo por conta de danos causados pelo excesso de radicais livres por treinar duro demais.
  • Dores em geral, aliviadas por se exercitar - você está recebendo uma carga de cortisol, isto não é bom ao longo do tempo.
  • Olhos sensíveis à luz - as pupilas estão se constraindo em vez de dilatar  pois seus sistema nervoso está todo estragado.
  • Irritabilidade - você está um "pé no saco" pois o açúcar no seu sangue está uma bagunça.
  • Falta de desejo de se exercitar - você está esgotado de todo o treinamento.
  • Insônia, ou acordar no meio da noite - você está tendo um pico de cortisol no meio da noite quando estes níveis deveriam ser muito baixos.
  • Urinar frequentemente à noite, depois de ir dormir (mais de uma vez) - seus hormônios estão sob tanto estresse que eles não são capazes de descansar durante o tempo em que deveriam.
  • Membros se contorcendo ou pulando enquanto você dorme - assim como os olhos sensíveis, seu sistema nervoso está todo estragado.
  • TPM: cólicas, dor nas costas, exagero emocional, maciez nos seios, fadiga - Eu não vou ter isso (haha!) - Mais sobre TPM no meu outro site - clique aqui.
  • Espasmos das pálpebras - "blefaroespasmo funcional" - dos desequilíbrios minerais em seu corpo, esgotado pelo excesso de treinos.
  • Queimação ou vermelhidão nos olhos - de deficiência de vitaminas, principalmente B2 (riboflavina) causada pelo excesso de treinos.
  • Tornozelos "girando com facilidade" - aqueles músculos e ligamentos do seu tornozelo estão muito suscetíveis ao stress; depois será dor no pé, no calcanhar ou no joelho.



Descanse, Recupere-se e Volte aos Aeróbicos!


Clique aqui para informações do Sock Doc sobre treinamento aeróbico (em inglês).

6 comentários:

  1. Boas dicas professor. Gostei da dica do blog do sock doc quando conversamos estes dias. Eu tenho acompanhado.
    Abraço.

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    1. Diego,

      Gosto muito do site dele. Gosto muito também dos podcasts com ele. Aqui tem 8:


      https://docs.google.com/document/d/1An99Fg18elDw55s5ykT_QeViLGwv6mZ0D5smL9x0TcE/pub


      Abraços,
      Adolfo

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  2. Parabéns pela tradução do texto. Mesmo não sendo um texto científico, é válido devido a experiência do autor.

    Embora eu nunca tenha chegado a esse ponto. Muito pelo contrário. Pouco treino e corridas pesadas sem preparo. Resultado: 1 ano e meio sem poder nem treinar.

    Interessante é que muitos sintomas são semelhantes a sintomas de outras doenças, por isso é bom mesmo ficar atento e conhecer o próprio corpo.

    Depois da maratona do Rio 2012, senti um mal estar. Pensei que era uma hipoglicemia e pedi algo líquido e bem doce. Só tinha refrigerante GELADO. Na verdade era uma hipotermia e o refrigerante veio a agravar ainda mais o quadro.

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    1. Seu caso pode não ter sido overtraining mas foi a mesma coisa: mais estresse do que seu corpo estava preparado para receber naquele momento.

      Abraços,
      Adolfo

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  3. Aumentei muito a carga de treinos ultimamente, mas tenho tentado me controar para não cair nessa.
    Por enquanto nada desses problemas.
    Só faltam 2 meses!

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    1. É isso aí. Tem que tomar cuidado. Bons treinos!

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