sábado, 28 de setembro de 2013

Maratona: perguntas e respostas

P: Por que correr uma Maratona?
R: Não sei. 42Km é muita coisa. Só sei que a disciplina que um bom treinamento para Maratona exige serve de base para ser disciplinado em outras áreas.

P: Por que justamente a Maratona de São Paulo?
R: Porque foi a que melhor se encaixou nas minhas datas disponíveis. O plano inicial era correr a de Porto Alegre. Não deu. Depois queria ir para a do Rio. Também não deu. Depois o objetivo passou a ser Florianópolis. Estava quase dando certo, mas não deu.
Sobrou São Paulo. O que não é ruim pois o percurso entra na USP, onde estudei por 4 anos. Vai ser muito bom correr lá. E, mais importante, minha filha nasceu no estado de São Paulo. Minha esposa é paulista. A família da minha esposa é quase toda paulista. Portanto, tenho várias razões emocionais para querer correr em São Paulo.

Parte do percurso da Maratona de São Paulo é dentro da Universidade de São Paulo (USP).
P: Como você treinou?
R: Treinei usando o método Maffetone, isto é, fazendo muitos treinos aeróbicos (pela definição de aeróbico que ele dá) e pouquíssimos treinos anaeróbicos. Sigo também as várias orientações do Sock Doc, do Tim Noakes e do Mark Cucuzzella. Mas desta vez não usei a fórmula 180-idade. Usei os resultados de um teste espiroergométrico e fiz a maioria dos treinos abaixo de 157 batimentos por minutos. Usei vários RunCommute como treinos. Isto é, eu "ia para" ou "voltava do" trabalho correndo. Nestes treinos eu geralmente estava com uma mochila e o ritmo era mais lento do que nos treinos sem mochila. Ah, e fiz longões fracionados, como comentei no post anterior.

Não fiz nenhuma prova depois de 13 de julho. E fiz vários treinos de musculação no estilo slow weights do Maffetone: em casa, geralmente usando o próprio peso do corpo, por apenas uns 20 segundos e com descanso mínimo de 3 minutos.


P: O que você vai usar nos pés?
R: Este ano o inverno de Curitiba foi excepcionalmente frio. Chegou até a nevar! Por conta disso, treinei muito pouco descalço ou mesmo de huarache. Hoje (posso mudar de ideia até 06/10), o plano é fazer os 42K de São Paulo usando o Newton MV2. Ele é drop zero e leve, mas o solado é firme (protege bastante o pé--o que pode não ser bom). Não é ultraminimalista como uma huarache Xero Shoes 4mm (com que fiz a Maratona de Curitiba 2012), ou um Vibram Five Fingers KSO (com que fiz a Meia Maratona Noturna de Curitiba 2012), ou ainda um New Balance Minimus Trail MT00 (com que fiz a K21 Curitiba).

Foi com ele que fiz 43:33 nos 10K da Corrida do Rebouças este ano e 1h43 na Meia Maratona de Curitiba 2013.

Newton MV2. Fonte: http://www.runningshoesguru.com.

P: Como foi sua alimentação?
R: Minha alimentação foi o que eu chamo de lowcarb estilo paleo. Não é 100% paleo, nem 100% lowcarb. Não conto quantidade de carboidratos. Apenas evito (mas não elimino totalmente) trigo e outros cereais, açúcar, óleos vegetais não prensados a frio e fontes de carboidratos simples.   Como bastante verdura, carne, ovos, laticínios. Nada de restringir gordura, exceto as que não são saudáveis (as trans e os óleos vegetais).  De sobremesa, chocolate 85% cacau, whey, frutas (frescas e secas) e nozes. Enfim, procurei comer comida de verdade.
Em alguns treinos, consumi algumas marcas de gel, pois queria testá-las para usar na Maratona. Os testes deram certo e escolhi os da marca Accel. É a melhor marca de gel de carboidrato que conheço. Maffetone e Sock Doc dizem que durante uma prova muito intensa ou longa (>2h) os carboidratos devem ser usados para ajudar o corpo a utilizar suas reservas de gordura.

P: Você perdeu peso durante a época de treinos?
R: Não. E isto foi uma vitória. Tenho facilidade para perder peso. Ano passado, nos treinos para a Maratona de Curitiba 2012, perdi peso. Acho que este ano estou mais forte (em termos de massa muscular) do que no ano passado.

P: O que você acha que faltou no seu treino para esta Maratona?
R: Mais treinos no calor. Há uma chance de que o dia 6 de outubro seja bem quente. Infelizmente o clima em Curitiba não ajudou. Foram poucos dias de calor desde que comecei a treinar, em 17 de julho.
Em compensação, fiz muitos treinos com altimetria pior do que a da Maratona de São Paulo.

P: Por que você está escrevendo esta auto-entrevista?
R: Porque no futuro quero me lembrar do que estava na minha cabeça nos dias antes desta Maratona. :)

Você tem alguma pergunta adicional?

9 comentários:

  1. Excelente... Vou fazer essas auto-entrevistas também... É bom saber depois, com detalhes, o que fiz para mim vencer às vésperas de um dia especial como essa maratona será para você.

    (www.runnerhostil.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Show Adolfo.
    E qual é o seu objetivo pra essa corrida de São Paulo?
    Faltou algo no seu treino?
    E Curitiba vai também?

    Abraços e Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    meu objetivo é fazer o mais rápido possível desde que termine bem. Como meta de tempo (que na minha primeira Maratona não tive, pois acho que não se deve ter na primeira) quero terminar entre 3h40 e 4h30. A faixa é larga porque o tempo pode judiar.

    Faltou treinar mais descalço, pois gostaria de fazer esta descalço. Mas fica para a próxima.

    Curitiba devo ir para fazer 21K. Ou a primeira metade ou (mais provavelmente) a segunda.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Tb vou guardar essa postagem para usar no futuro, caso seja liberado para correr maratona algum dia.

    Das respostas, já vou começar usando a da dieta no meu dia-a-dia.

    No meu caso, "Por que correr uma Maratona?", é porque foi a distância que mais gostei. Como corri a do Rio, ainda tiveram vários fatores, como paisagem, clima, desafio, viagem e férias com a esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Rio ganha fácil no quesito Maraturismo!

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  5. Eu tenho um adendo: Em algum momento você desanimou em seus treinos? E o que fez para lidar com isso?

    Outra, posso usar essa auto-entrevista no meu blog? Risos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Runner, não desanimei não.
      Pode usar sim!

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.