segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Minha "planilha" para os primeiros meses de 2014

Não vou seguir nenhuma planilha. Minha ideia é a seguinte:
  • De segunda a sexta, treinar 4 ou 5 dias. Em cada dia da semana, treinar entre 45 minutos e 1h15minutos. Principalmente corrida, mas eventualmente musculação (em casa) e, muito raramente, ciclismo.
  • Nos sábados e domingos, treinar entre 1 e 4 horas. Quando tiver prova no domingo, descansar no sábado. E vice-versa.
A maioria dos treinos vai ser num ritmo moderado, de acordo com o sugerido por Maffetone. Provas, obviamente, não serão neste ritmo. Em alguns treinos tenho feito tiros bem curtos (50m no máximo) e não controlados. O Maffetone diz que não há problema se os tiros durarem menos de 7 segundos.

Quando estiver mais próximo de provas-alvo, como os 10K do Rebouças ou meias-maratonas e maratonas, talvez eu faça alguns treinos com tiros mais longos. E antes das provas-alvo sempre faço um polimento.

E a maioria dos treinos serão ou descalço ou de huaraches.

Bem, esta é minha ideia inicial. O que acham?

12 comentários:

  1. É bom! Vai preparar o organismo para aguentar o mesmo estímulo de corrida o tempo inteiro e pelo menos por surpresas nesses 10k você não será acometido. Boa sorte, fera.

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  2. Oi Adolfo, qto tempo.
    Boa sorte nos treinamentos. Sempre vejo seus posts no G+.
    Parabéns pelo empenho. Espero conseguir fazer metade do que vc faz. :-) Já vai ser bastante para mim.
    Bons treinos.
    [ ],
    Eric

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    1. Obrigado, Eric!
      Sim, metade já é uma boa quantidade :)
      Bons treinos para você!
      Abraços,
      Adolfo

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  3. Adolfo,

    Também não sigo nenhma planilha.
    Faço meus treinos de acordo com as provas.
    Normalmente são rodagem.
    No caso de provas mais longas (meias e maratonas) faço treinos longos específicos.
    E sempre complemento com academia para fortalecimento muscular.

    Bons treinos amigo.

    Abraços

    Julian
    www.julianrunner.com.br

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  4. Show Adolfo.
    Tenho certeza que você vai se divertir muito mais esse ano.
    abraços

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  5. Gostei da ideia, principalmente pela simplicidade. Hoje eu procuro seguir as planilhas prontas que encontro no Garmin Connect. Tenho uma pergunta: como são os treinos de polimento que você mencionou?

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    1. Renato,

      Meus treinos de polimento em geral são somente repetições mais curtas dos treinos normais. Uso a regra 75%-50%-25% para Maratonas, isto é, reduzo o volume (não a intensidade), em 75% 3 semanas antes da Maratona, e assim por diante.

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  6. Respostas
    1. Obrigado. Aquelas planilhas do Maffetone que você postou no grupo foram muito úteis para eu "elaborar" este meu plano.

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