sábado, 23 de maio de 2015

Corrida-Transporte ou Corrida-Amiga ou Correr para o Trabalho: o básico

Recentemente recebi do Renato Mendes Rocha por Twitter um link para o  Manual de Deslocamento Ativo - Corrida como meio de Transporte (do grupo Corrida Amiga, um nome estranho para a Corrida-Transporte). Achei o manual um pouco complexo demais, mas útil. Porém, está cheio de erros nas partes de Nutrição (página 10) e Calçados (página 8). Pode jogar fora estas páginas.

 O básico para se praticar Corrida-Transporte é:

  • Ter uma mochila para guardar a roupa que se vai usar no trabalho.  Eu gosto muito desta aqui mas dependendo do volume de coisas que você carrega uma destas serve. As da Deuter são melhores porém mais caras.
  • Ter um lugar no trabalho para fazer a higiene antes de começar a trabalhar. De preferência com chuveiro. Mas sem chuveiro também dá, dependendo do seu trabalho. E o Erik Neves certa vez me deu a dica de se associar a uma academia somente para usar o chuveiro deles.
  • Planejar bem a rota. Se não for possível ir correndo toda a distância de casa até o trabalho, vá até certo ponto e de lá pegue um ônibus/metrô. Não gosto de ir de ônibus/metrô até o meio do caminho e de lá correr, mas alguns gostam. Também já deixei carro em um lugar e de lá fui correndo.

Pronto. O resto quem já sabe correr em ruas de cidades já sabe.

As fotos mais realista de Corrida-Transporte que achei foram as seguintes:

Fonte: http://theruncommuter.com/wp-content/uploads/2014/06/wpid-imag1188_1.jpg


Fonte: https://chasingmailboxes.files.wordpress.com/2012/08/dsc02495.jpg


Fonte: https://storycroft.files.wordpress.com/2014/02/josh-02.jpg

Fonte: http://static.wixstatic.com/media/e9c4dd_f9f61cc3c8574f7abe8f2e7418350d74.jpg_srz_p_359_520_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz no site Corrida Amiga com link para a matéria que conta a estória dos corredores das fotos.
PS: O erro principal na página sobre Nutrição é, na minha opinião, um excessivo foco em carboidratos. Sugiro a leitura do blog Dieta Low-Carb e Paleolítica, do Dr. José Carlos Souto, para entender melhor o assunto.

PS 2: O erro principal na parte sobre Calçados é  sugerir que o tipo de pisada (pronador, supinador, neutro) deve influenciar a escolha do calçado. Isto está ultrapassado, como você pode ler aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.