quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cursos de Desenvolvimento Ágil de Software no IME/USP a partir da semana que vem

---------- Forwarded message ----------
From: Fabio Kon
Date: 2009/1/22
Subject: [Sbc-l] Cursos de Desenvolvimento Ágil de Software no IME/USP a partir da semana que vem


Olá,

A partir da semana que vem teremos 3 cursos de 1 semana cada um sobre Desenvolvimento Ágil de Software no IME/USP. Os cursos são voltados para estudantes e profissionais com experiência em programação e que desejem expandir seus conhecimentos teóricos e práticos na área de Métodos Ágeis.

As inscrições podem ser feitas online a partir de http://www.ime.usp.br/verao/inscr/include/inscricao.tpl.php?secao=inscricao

Para informações sobre datas, preços e inscrição, veja o item "difusão" através do site http://www.ime.usp.br/verao

Secretaria dos cursos de verão do IME/USP: Telefone (11) 3091-6169, email: verao@ime.usp.br

================================================================================================================
Curso B.18: Introdução a Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software

As novas metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno e médio porte (até 1 milhão de linhas de código) com excelentes níveis de qualidade. Neste curso, apresentaremos a filosofia por trás dos métodos ágeis, daremos uma visão geral dos vários métodos ágeis existentes e, em seguida, abordaremos em detalhes a Programação eXtrema (XP), o método ágil mais conhecido e utilizado.

Conteúdo: O manifesto ágil. Os principais métodos ágeis. As práticas de XP. Testes automatizados. Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o projeto de software pré-existente. Planejamento ágil. Padronização de estilo. Ferramentas para o desenvolvimento colaborativo de software. Modelagem Ágil e Refatoração de Bancos de Dados.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Orientação a Objetos.

Carga Horária: 20 horas: 26/01/2009 a 30/01/2009, 2a. a 6a. das 14h00 às 18h00

================================================================================================================
Curso B.20 Laboratório de Programação eXtrema

Através de uma abordagem essencialmente prática, este curso irá oferecer a oportunidade para desenvolvedores de software e gerentes de TI construirem um pequeno sistema de software de forma colaborativa utilizando XP. O curso será ministrado inteiramente no laboratório Eclipse do IME/USP.

Ferramentas utilizadas: No laboratório serão utilizadas Java, como linguagem de programação; Eclipse, como ambiente de desenvolvimento; Subversion, como repositório de código para controle de versões e integração contínua; JUnit para testes de unidade; Selenium para testes de aceitação e de interface; XPlanner, para gerenciamento, acompanhamento e planejamento do desenvolvimento.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Orientação a Objetos, de programação Java e de Programação eXtrema (XP). É altamente recomendável que os participantes deste curso também façam o curso de Introdução a Métodos Ágeis (ou então que já cheguem com um bom conhecimento de XP, por exemplo, lendo o livro inteiro do Kent Beck, eXtreme Programming: Explained).

Carga Horária: 20 horas: 02/02/2009 a 06/02/2009, 2a. a 6a. das 14h00 às 18h00

================================================================================================================
Curso B.19 Desenvolvimento de Software de Qualidade através de Testes Automatizados

Objetivos: Familiarizar desenvolvedores de software, tanto estudantes quanto profissionais do mercado, com a importância dos testes automatizados e com as principais tecnologias e métodos associados a esta disciplina.

Justificativa: A escrita sistemática e freqüente de testes automatizados é fundamental para o desenvolvimento de software de alta qualidade. No entanto, observa-se que a utilização das tecnologias e métodos relacionados a testes automatizados ainda é muito pequena na indústria de software brasileira. A falta de uma política de testes e, também, de sua automatização leva a uma queda na velocidade do desenvolvimento de sistemas de software complexos e, principalmente, a uma queda na qualidade do software desenvolvido, que passa a apresentar muitos erros e torna-se difícil de ser mantido e estendido. Este curso de extensão tem, portanto, um papel de grande importância para contribuir com a formação conceitual e com a prática diária da grande maioria dos desenvolvedores de software da indústria de software nacional que ainda não possui conhecimento adequado nesta área.

Conteúdo: Importância do Teste de Software. Diferença entre testes manuais e automatizados. Tipos de testes: testes de unidade, teste de aceitação, teste de estresse, teste de segurança. Arcabouços para automação de testes, família xUnit, Selenium, JMeter, etc. Cobertura de testes. Técnicas avançadas para escritas de bons testes. Padrões auxiliares para escrita de testes em sistemas de grande porte e em sistemas com Bancos de Dados.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Desenvolvimento de Software e Orientação a Objetos.

Carga Horária: 20 horas: 09/02/2009 a 13/02/2009, 2a. a 6a. das 14h00 às 18h00



_______________________________________________
Sbc-l mailing list
Sbc-l@sbc.org.br
https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/sbc-l

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.