domingo, 15 de abril de 2012

Rapidinhas do Final de Semana

Fim de semana de descanso. Não participei de nenhuma prova. Apenas dois treinos em ritmo bem leve. Queria ter participado da prova de ontem em Campina Grande do Sul mas por motivos pessoais não fui.

Semana que vem parece que vai ser fraco em provas também. Vai ter a corrida da UFPR mas vão ser só 6,5K e vai começar 8h30. Muito tarde. E vai ter uma corrida Cross Country em São José dos Pinhais. Nunca participei de uma corrida Cross Country. Não sei se vale a pena.

O principal acontecimento do fim de semana foi ter conhecido o pessoal da CEISZ Run. Conheci o Luiz e o pastor da CEISZ em Curitiba. Eles e alguns outros membros do grupo fizeram um treino no sábado no Parque Barigui.

Outra coisa boa for ter terminado de ler Running with the Kenyans, de Adharanand Finn.


O livro conta a estória de Finn, um jornalista inglês que foi morar no Quênia. Ele passou seis meses lá, treinando com e como os quenianos. Um dos objetivos dele era ficar mais rápido. Isto ele conseguiu. Após voltar para a Inglaterra terminou uma corrida de 10K em 35 minutos. E completou a Maratona de Nova Iorque em 2 horas e 55 minutos. Ótimos tempos para um amador.

O outro objetivo era descobrir os segredos dos quenianos para serem os melhores corredores do mundo. Ele não descobriu nada isolado, mas no livro aponta vários fatores que, em conjunto, podem explicar a supremacia dos quenianos. Alguns destes "segredos":

  • as crianças quenianas levam uma vida muito ativa;
  • as crianças quenianas passam a maior parte da infância e adolescência descalças;
  • as crianças quenianas correm descalças indo para a escola e voltando para casa. Com isso, desenvolvem uma boa forma de corrida que jamais perdem.
Estou simplificando demais, claro. Depois faço um resumo mais completo. Alguns trechos que selecionei do livro estão na minha página de leitor na Amazon.



Um comentário:

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.