segunda-feira, 29 de julho de 2013

Entrevista com Neimar Oliveira da Silva, medidor de percursos

Depois de ter lido esta matéria (Provas sem Percurso Aferido no Brasil) na Revista Contra-Relógio (leia também este post do André Savazoni), fiquei interessado no assunto aferição de provas. Tanto é que minha definição de recorde pessoal só vale para provas aferidas.

A maioria dos percursos medidos (aferidos) oficialmente aqui no Paraná, como se pode ver na página da Federação de Atletismo do Paraná, é aferida por Neimar Oliveira da Silva. Abaixo uma entrevista com ele.

Neimar em ação medindo o percurso da Meia Maratona de Curitiba.

Foto de Neimar Oliveira da Silva por Elton Damasio (blog Fôlego - Gazeta do Povo).

Entrevista


1) Qual o seu histórico na corrida? Quando começou a correr, de que provas participou?


Comecei a correr em 1983. Participei de centenas de corridas de rua, das mais variadas distâncias e em muitos lugares no País e no exterior. Tenho no currículo 63 (sessenta e três) Maratonas completadas, em Blumenau (na época boa), Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, BH, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Berlim, Paris, Boston, Nova Iorque (oito vezes). Meu melhor tempo em Maratona é 2h40m12s, no Rio de Janeiro e aos 45 anos de idade.

2) Há quanto tempo o senhor é medidor de percursos? Qual sua formação (isto é, que cursos teve que fazer para ser medidor de percursos)?

Sou Medidor/Aferidor de percursos de corridas de rua há dez anos. Faço parte do  Painel de Medidores da IAAF e da CBAT,  tendo participado de vários cursos  destas entidades,  sendo credenciado por ambas e atuo no Brasil e no exterior.

3) Quando o percurso é divulgado na página da Federação Paranaense de Atletismo http://www.atletismofap.org.br/Corrida.html  como tendo sido "medido oficialmente", isto garante que a prova tem a distância exata que os organizadores anunciam? Pergunto isto porque já participei de provas que diziam ter 10K mas, ao chegar na prova, fiquei sabendo que tinha um pouco mais do que 10K, fato reconhecido pelos próprios organizadores.


Os percursos de provas participativas, embora p.ex. o nome da prova seja 10K, às vezes, por questões de adequação por parte do organizador – ex. largada/chegada fixas no mesmo lugar e sem opção de arranjos, pode ter uma medida superior, e como você mesmo constatou, tem que ser anunciado aos corredores pelo organizador, antes da largada, a distância efetivamente medida. Porém os quilômetros intermediários são devidamente demarcados no pavimento para a colocação das placas indicativas e controle dos próprios participantes. 

4) Muitos corredores sequer conhecem o trabalho do medidor de percursos. Você acha que a profissão deveria ser mais reconhecida?

Não chega a ser uma profissão.


Mais sobre Neimar Oliveira da Silva


Leia matéria Correr é Preciso que o Blog Fôlego da Gazeta do Povo fez com Neimar explicando bem o processo de aferição.

Aqui você pode ver fotos do Sr. Neimar aferindo o percurso da Meia Maratona de Curitiba 2013.


Links que podem ser úteis



Percursos medidos pela CBAt: http://www.cbat.org.br/corrida/medicao/percursos_medidos.asp

Percursos medidos pela FAP: http://www.atletismofap.org.br/Corrida.html



Calendário de Provas Nacionais CBAt: http://www.cbat.org.br/corrida/calendario/calendario_ano.asp?ano=2011&s=RA

Saiba como é feita a aferição de um percurso

3 comentários:

  1. Adolfo,

    Muito bacana a entrevista com o Neimar.
    Isso é o tipo de coisa que a gente sabe que alguém faz, mas sequer tem ideia de quem está exercendo esta atividade e desempenhando este papel tão importante.
    Legal vc ter ido buscar estas informações para no presentear.

    Valeu !

    Abraços,

    ET: estou compartilhando o link no Julianrunner.
    Julian
    julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  2. POxa, que entrevista bacana. Nunca pensei em ler sobre a corrida sobre o viés de um desses caras. Recomendo uma interview com algum daqueles árbitros da Federação... Acho que vou fazer uma aqui, aliás.

    ResponderExcluir
  3. Senti que na prática, "tanto faz" a prova é aferida, não tm 10 km mas pode ser vendida como 10 km.
    Ou seja só as provas top mesmo, Maratona e Meia (talvez) que sejam corretamente aferidas.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.