segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Maratona de São Paulo 2013

Vou fazer inicialmente um relato curto da minha participação na Maratona de São Paulo ontem. Depois, se me animar, escrevo um post mais longo (ou completo este aqui).



Corri ontem a Maratona de São Paulo.

Foi minha segunda Maratona. Ano passado fiz a Maratona de Curitiba (relato aqui).

Confesso que fazer a Maratona de São Paulo não era minha primeira opção. Como tive um imprevisto e não pude ir para Florianópolis (29/09), e como não tinha dinheiro para ir para Buenos Aires (13/10), fui para São Paulo.

Mas foi uma ótima escolha! Em primeiro lugar pela questão sentimental. Estudei por 4 anos em São Paulo (na USP). Minha esposa e minha filha nasceram no estado de São Paulo (na região de Campinas). Fui pensando nelas durante o percurso.

Toda a família da minha esposa é do estado de São Paulo. Gosto muito de visitar São Paulo capital (mas não gostaria de viver lá).

O percurso é bem melhor (menos subidas e descidas) do que o da Maratona de Curitiba. E entra na USP, o que achei o máximo! Passei bem perto do IME-USP, onde estudei.

Gostei do percurso também pois durante toda a prova (pra quem corre num ritmo como o meu -- terminei em 3h51m58s) você vê gente correndo. Às vezes dos dois lados da rua. Isto é bem animador.

Também gostei da música em vários pontos do percurso e das crianças que ficam colocando a mão para você dar um leve tapa/toque.

Tinha bastante água. Em garrafas (o que acho melhor do que em copos).  Não estava gelada em todos os pontos, mas também não estava quente.

Tinha também isotônico* gelado em saquinhos em dois pontos. Não lembro os quilômetros mas foi ótimo! Depois do km 21 não consegui mais consumir nenhum gel.

Por volta dos kms 35 e 36 tinha algumas pessoas (que não eram da organização da prova) entregando refrigerante* de cola gelado. Tomei um pouco e gostei.

Teve também melancia e batata cozida. Não comi mas vi e achei uma boa opção. E teve entrega de gel em pelo menos dois pontos. Não gosto da marca do gel que deram, mas pra quem esqueceu era uma boa alternativa.

Gostei do fato da medalha ter "42K" escrito (parece que em algumas provas isso não acontece).




Medalha da Maratona de São Paulo


Únicos pontos negativos:
- o calor na segunda metade da prova, que era previsto por ser em outubro e largar 8h (mas até que gostei de largar 8h - dormi mais)
- o não-respeito às baias de largada. Eu larguei na zona amarela mas perdi tempo no início desviando de pessoas bem mais lentas que supostamente fariam a Maratona em menos de 3h40. Mas isto era previsto.


Foto antes da largada, com Adalberto Torretta (amigo que antes só conhecia pelo Twitter @aatorretta)



Obrigado ao Adalberto que me indicou o hotel Ibis Budget Jardins. Excelente, relativamente barato (145 reais) e bem perto do Parque Ibirapuera. Pude ir caminhando para a prova. Encontrei o Adalberto na entrega dos kits e largamos juntos mas depois, desviando de tanta gente na largada (a largada dos 42K foi junto com a largada dos 10K e dos 25K) acabamos nos perdendo. Mas nos encontramos no fim. Ele fez praticamente o mesmo tempo que eu, mesmo tendo corrido a Maratona do Rio apenas 13 semanas antes! 

Por último, mas não menos importante, um grande obrigado público ao Eduardo Cunha, amigo do Facebook e do Twitter, que pegou o kit e deixou no meu hotel. Acabei não o conhecendo pessoalmente, infelizmente.



* Estou evitando citar as marcas, mas são Gatorade e Coca-Cola.


====

Registro das minhas parciais a cada 3K no meu relógio:

Tempo 3:52:00
Média de batimentos cardíacos: 168 batimentos por minuto (BPM)
Pico de batimentos: 187 BPM
Calorias gastas: 2913 kcal

3K 16:40.2 162
6K 32:12.1 15:31.9 176
(esqueci de apertar o botão nos 9K e 12K)
15K 1:19:23 47:11.4 168
18K 1:35:05 15:41.8 164
21K 1:50:47 15:42:1 168
24K 2:06:42 15:54:7 168
27K 2:22:31 15:49:4 169
30K 2:38:48 16:17:4 170
32K 2:50:09 11:20:7 168
(apertei por engano nos 32K)
33K 2:55:41 5:32:1 168
36K 3:13:57 18:15:8 165
39K 3:32:42 18:45:2 167
Fim 3:52:00 19:18:1 169


Análise: como praticamente não treinei no calor, senti muito no final, após o km 32. Na próxima tenho que tentar treinar mais perto do meio-dia. Será que foi isso mesmo? Será que treinei demais? Ou de menos? Não sei.
O que sei é que terminei inteiro, sem dores. Isto foi bom. Até consegui fazer um sprint final com os aplausos da arquibancada na reta de chegada.

Como fui sem alvo preciso de tempo, somente na sensação de esforço, talvez tenha ido rápido demais no início. Não sei. Não dá pra saber agora. Mas o fato é que a segunda meia foi bem mais lenta do que a primeira.


Na próxima Maratona talvez eu estabeleça um tempo alvo (algo como 3h45) e tente manter o ritmo ao longo da prova. Para isso vou precisar de um relógio melhor...

O gel não deu certo. Tomei aos 7K, aos 14K e aos 21K. O plano era tomar mais 2: um aos 28K e outro aos 35K. Mas depois dos 21K não descia mais. Talvez tenha começado cedo demais, aos 7K. Ou talvez 3 gels em intervalos maiores fosse melhor.

Na próxima Maratona (ainda não está confirmada, mas torço para que seja em 13/04/2014), acho que vou tentar as dicas do Maffetone: mel e/ou suco diluído. E um calçado mais minimalista. O Newton MV2 é bom mas um pouco alto demais.

Pra compensar, peguei Gatorade aos 34K e Coca-cola aos 36K. O Gatorade é "salgado" demais. Não gosto.

PS: Meu relato foi lido no Corrida no Ar Notícias #2

16 comentários:

  1. Gostei muito do seu relato. Parabéns pela prova e por esse tempo, que foi muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof Adolfo...tudo bem? Percebeu alguém correndo de sandálias ou descalço? Parabéns pela participação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan,

      Não percebi ninguém. Encontrei apenas um senhor correndo de Vibram, mas ele não estava se sentindo muito bem. Disse que estava machucado.

      Obrigado!

      Excluir
  3. Belo tempo. Parabens !!!!!
    Será que o gel não é a marca deles? Ou o sabor?
    Na maratona do Rio eu só consumi gel de baunilha, de tres marcas diferentes, GU, Accell e Hammer.
    Ah, tb li que tomar pastilhas de sal ajuda o estomago.
    Eu tomei uma pastilha de sal a cada 30 minutos e não tive nenhum problema.
    Será que não foi isso?

    ABS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,
      Dentre as várias marcas (Gu, VO2, Exceed, e outras de quem nem me lembro) que testei a única que me pareceu menos ruim foi a Accel. Não testei a Hammer. E variei os sabores achando que seria menos enjoativo. Um sabor que não usei foi justamente o de baunilha.
      De que pastilhas de sal você está falando? Desta aqui http://compare.buscape.com.br/esportivo-advanced-nutrition-exceed-extra-salts-pote-30-capsulas.html#precos
      ?
      Li no rótulo que ela deve ser aberta e consumida com água. E, além disso, só encontrei ela 1 semana antes da Maratona. Não quis arriscar.
      Quero saber se é essa e como você consome para experimentar no treino para a próxima prova.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
    2. Não me lembro onde achei a Hammer, acho que foi no Corpoperfeito.com.br. Acho que o sabor baunilha é mais neutro.
      Estou falando dessas pastilhas mesmo.
      Eu tb li isso no rotulo e fiquei meio perdido, mas continuei tomando as bichinhas e não tive problemas. Espero que nao seja o efeito placebo, risos.
      Em um dos treinos para a maratona, fiz 2hrs so tomando pastilha e bebendo água. Deu super certo, tomei um gel com 1:50 com medo de dar M, mas eu estava bem.
      Eu consumo ela inteira mesmo. Coloco as pastilhas em um potinho que vem dentro do kinder ovo e mando ver a cada 30 minutos.
      Estou afim de testar umas pastilhas gringas, pq aqui no Brasil só tem essa da Exceed.

      Excluir
  4. Me senti na prova contigo, cara... Pareceu menos dura pela TV a galera parecia tolerar o calor de uma maneira inimaginável, até para quem corre nos 34º de Salvador como eu.

    Boa prova, mano... Senti que você segurou um pouco no começo, estou certo? Foi estratégia ou conservadorismo ante o inesperado que ainda viria?

    Minha primeira meia é Domingo e por mais que tenha treinado, tenho medo de tudo mudar na hora. Boa sorte a todos nós com nossas metas.

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Runner,

      Obrigado!

      Estava calor, mas nem tanto. Pra mim foi no máximo 23 graus. Foi um calor que prejudicava o desempenho mas não fazia ninguém passar mal.

      Na verdade eu fui bem mais rápido no começo do que no fim. Mas foi mais ou menos planejado. Fui na sensação de esforço e no batimento. Aí o ritmo diminuiu no final.

      Boa prova!

      Excluir
  5. Adolfo,

    Parabéns pelo ótimo relato e pelo excelente tempo na Maratona.
    Importante para quem vai fazer uma maratona (vou fazer a de Curitiba), ler o relato e os comentários.
    Valeu!

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julian,

      Obrigado! Eu talvez também faça a de Curitiba.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  6. Parabéns pelo resultado, um ótimo tempo na prova! Já corri esta prova algumas vezes e o calor na segunda parte é realmente desgastante, mesmo trocando a época do ano. Nesta edição fiquei apenas de suporte no Km 35, e mesmo assim foi muito bom participar desta conquista de todos vocês!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo,

      Obrigado! O pessoal do Km 35 foi bastante útil! Acho que tinha Coca-Cola e frutas, não era?

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  7. Adolfo, corri a primeira maratona (depois de quase 2 anos) no dia 06/10 também, em Bruxelas. Por opção, não consumi nenhum gel na prova, assim como não tenho consumido nenhum gel nos treinos. O único carbohidrato durante a prova foram alguns damascos (não sei dizer quantos, mais do que 3, não mais do que 6 unidades) que a organização distribuia. Como sempre, passei longe dos isotônicos, que ne fazem mal. Só água.

    Estou cada vez mais convencido que gel de carbo (assim como outros suplementos) é, na melhor das hipóteses, muleta mental. Quem treina para queimar gordura como fonte de energia pode tranquilamente fazer essas provas sem qualquer complementação. Principalmente se você for rápido o suficiente para não ficar correndo muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,
      show a sua prova. Fazer uma maratona sem carbo é para poucos.
      Já fiz um treino de 2 hrs sem carbo, tomando pastilha de sal e água.

      Excluir
  8. Ola Adolfo, gostei do seu blog , moro em SP , reformei minha casa e vou conseguir alojar amigos que vem pra SP correr aqui , um grande abraço , vou correr Curitiba agora em novembro....

    Alessandro Guimarães BALEIAS /SP correndoquemeentendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Seja bem-vindo.
      Se precisar de algo é só avisar.

      Entre no Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/602297893166028/?ref=ts&fref=ts

      []s
      Adolfo

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.