segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meu Treinamento para a Maratona de São Paulo 2013

Foram 600Km (eu considerei o início dos treinos em 17/07/2013, logo após ter me recuperado de uma gripe que se desenvolveu em 13/07, no mesmo dia em que fiz os 5K da Fila Night Race). Não fiz nenhuma prova neste período (em parte para economizar para a viagem até São Paulo).




Fiz treinos de corrida mas também treinos de força e caminhadas (sim, caminhada também é treino!).

O plano inicial era fazer a Maratona de Santa Catarina em 29/09. Mas como minha filhinha tinha apresentação na noite de 28/09, troquei pela de São Paulo.

Veja todos os meus treinos nas fotos abaixo e (para quem é meu amigo no Linha de Chegada) lá no Linha em http://www.linhadechegada.com/Interno/VisListaTreinos.aspx?pid=3843.

Observem que não fiz nenhum treino de mais do que 26Km. Pratiquei os longões fracionados. Mesmo este treino de 26Km foi assim: 30 minutos de caminhada, 2h de corrida e 30 minutos de caminhada. E este treino foi quase um mês antes da prova, para dar tempo suficiente para o corpo se recuperar. Como foi minha segunda maratona, eu tinha confiança de que não precisava fazer 30 ou 32 ou 35K.

Treinei a maioria das vezes num ritmo bem abaixo do que imprimi na prova (que foi 5:30km/min).

Treinei por frequência cardíaca (ou sensação de esforço, quando o monitor cardíaco não funcionava devido ao clima seco de Curitiba) e tempo.  Não treinei por ritmo. Quase não fiz treinos de velocidade, em pista.

Muitas vezes usei o ir ou voltar do trabalho (#RunCommute) para treinar (e com isso tive que carregar uma mochila que tinha de 3 a 6Kg).

Quase não treinei descalço, em parte por conta do frio. Em parte por treinar indo para o trabalho de mochila.

Cuidei bem da alimentação, procurando comer comida de verdade (acho que consegui mais de 80% do tempo). Dormi bem (evitei treinar de madrugada ou muito tarde da noite). Evitei estresse no trabalho.

Poderia ter feito mais e melhor, mas fiz o que foi possível.

Clique nas imagens para aumentar.










12 comentários:

  1. Que riqueza de detalhes!!! Treino bem peculiar e que deu certo. Parabéns, cara. Quem montou tudo foi você mesmo ou uma equipe por trás aí te deu todo o suporte?

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Runner,

      Fui eu mesmo. Mas claro que tomei por base planilhas que existem por aí. Por exemplo, tem uma planilha de um livro que usei como base para meus longões.

      []s
      Adolfo

      Excluir
  2. Gostei do caminho.
    Eu tb não acredito no junk miles.
    Para a maratona do Rio, o meu maior treino foi de 3 hrs.
    Fiz treinos de velocidade, mas que nao passaram de 45 segundos all out e fiz treinos de ritmo, que no caso do Ironguides, são treinos de 200 metros, o que não te faz quebrar, pelo menos fisicamente, já que fazer 60 repetições de 200m frita os neuronios.
    Valeu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Somos prova de que é possível treinar para Maratona sem longões muito longos :)
      Abraços.

      Excluir
  3. Show Adolfo.
    Suas conquistas são frutos da sua dedicação.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adolfo, por um acaso você esta usando o método do Phil Maffetone, baseado em frequencia cardiaca ? o que achou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teodoro,

      Eu acho ótimo! Mas não me prendi à fórmula. Mudei minha alimentação, minha forma de treinar e de escutar o meu corpo. O livro do Maffetone é ótimo!

      Sigo também as orientações do Sock Doc, discípulo (mas que tem ideias próprias) do Maffetone. Ele me recomendou fazer um teste espiroergométrico. Eu fiz e passei a treinar pela frequência que o teste indicou como sendo aeróbica.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  5. Adolfo,
    como vc fez para montar a planilha, ou melhor, a logica dela?
    O Phil tem alguma planilha basica que apoie?
    Eu nao achei nada.
    Estou em uma fase de pernas pesadas todos os dias, to pensando em mudar de estrategia e tentar a do Phil. Mas, como treinar? Que planilha seguir?
    ABS !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      Meus treinos foram baseados nesta planilha, de um livro do Hal Higdon: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AptcJDZzXGcJdDByRV9EX2hrUUJGS1RpbFQ0NEd3dEE&usp=drive_web#gid=0

      Mas foi só uma base, que usei principalmente para os longões.
      Os treinos do dia-a-doa foram mais no sentimento mesmo.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
    2. Adolfo,
      que interessante, eu uso o trainning peaks para atualizar as minhas atividades. Ano passado, ganhei uma planilha deles de maratona e a planilha é desse autor, o Hal Higdon.
      Veja nesse link: https://drive.google.com/folderview?id=0B9zRmnECGsb7WVlnQ05IVHMtQ28&usp=sharing

      Excluir
    3. Andre,

      Hoje em dia não faço mais isso: 32K 3 semanas antes acho desgaste demais. Para mim, claro, que preciso de peno menos 3h para fazer 32K.

      Adolfo

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.