quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os corredores de hoje são mais lentos. E daí?

De vez em quando aparece num blog de algum corredor ou numa matéria em alguma revista a reclamação de que nas corridas de hoje os corredores são bem mais lentos do que antigamente (10-20 anos atrás). É verdade.



Tem matéria sobre Paleo/Lowcarb na Runner's deste mês.

Mas até que ponto isto é relevante? Que importa e a quem importa que os corredores de hoje são mais lentos?

Mas não é isso que quero discutir aqui hoje.

A minha questão número 1 é: os corredores de antigamente tinham saúde? Eu conheço (pessoalmente e/ou por meio virtual) alguns corredores "das antigas" que vivem lesionados, com dores. Alguns até deixaram de correr. Outros tiveram que passar por cirurgias. De que adianta ser rápido e não ter saúde?

Claro, alguns sobreviveram e estão até hoje nas corridas, ganhando troféus na faixa etária. Mas, como bem explica Nassim Taleb, a gente precisa sempre olhar para o cemitério (de evidências). Não adianta olhar apenas para os que deram certo. Se, de 1000, morrerem 999 e um sobreviver, não quer dizer que este 1 fez tudo certo. Ele pode apenas ter tido sorte.

O problema mais importante para mim não é que nas corridas de 10K da Adidas (só para dar um exemplo de uma corrida bem popular) a maioria dos corredores não está tentando ir o mais rápido que pode. O problema maior é que os que estão buscando saúde provavelmente não estão encontrando. De que adianta correr e depois se entupir de açúcar (presente nos isotônicos, por exemplo), de trigo (pizzas, bolos, etc.), de carboidratos refinados? A conta vai chegar, mais cedo ou mais tarde.

Aconteceu comigo. Logo que comecei a correr meu apetite aumentou bastante e passei a consumir muito mais açúcar do que antes (porque eu achava que podia, já que estava correndo). Tem bastante corredor por aí (nas provas) com excesso de peso e/ou de gordura corporal. Sem contar os problemas que não são visíveis a olho nu (no meu caso eram as dores de cabeça). E, na minha opinião, a solução não é correr mais. A solução é comer bem, é comer comida de verdade (veja aqui como).

9 comentários:

  1. Show de post Adolfo.
    Há algum tempo tenho pensado nisso também, na saúde e na alegria.
    Tenho mais cuidado com a alimentação e sei que preciso elhorar ainda mais.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Alegria você tem de sobra Luiz!

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  2. Perfeito.
    Essa antiga rapidez serve para que?
    Para ter um monte de ex-corredor?
    Prefiro ir devagar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, mas a questão nem é essa. É possível sem lento e não ligar para a saúde. Também vejo estes casos.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  3. Ótimo ponto de vista Adolfo,
    Estou aos poucos investindo num estilo de vida low-carb e já começo a perceber algumas melhoras. Agora, com relação à "corrida por performance", acho muito relativo. Houve uma época em que corria umas prova atrás da outra buscando melhorar tempo. Hoje mudei um pouco o foco, a maioria das provas que participo são mais em busca da diversão com os amigos, e geralmente como parte do treinamento. Porém, contínuo com metas de tempo e/ou distâncias, mas essas são geralmente em provas específicas onde o resultado depende muito mais do treinamento.
    Valeu pelo post, me pôs a pensar.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,

      Acho que correr para baixar tempo pode ser uma excelente motivação. Eu tenho metas de tempo. Só não pode ser mais importante do que manter a saúde.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  4. Ótimas observações. Coincidentemente tb estou com uma matéria "e daí?" para ser lançada, mas sobre outro tema, e daquele meu jeitinho...

    Realmente, de quê adianta ter uma carreira meteórica? Ainda mais em um país onde ser atleta não é profissão.

    Sobre a alimentação, uma vez uma amiga postou uma foto em rede social com a frase: porque sua dieta não funciona (acho que era isso), e logo abaixo as fotos de produtos "integrais", repositores, a famosa barrinha de cereal, entre outros, com seus respectivos valores calóricos. Dietas de moda, mas que não funcionam.

    Muito interessante!

    E gostei muito do "e daí?". Logo mais um "e daí" polêmico. Mas a culpa é de Woody Allen, que me influenciou, rsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Eu li o seu post e me fez pensar. Minha tendência inicial foi achar que o cara era um completo idiota.

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.