quinta-feira, 30 de julho de 2015

Corredor tem que fazer musculação?

"Apesar da corrida ser a prática que todo corredor quer fazer, o fortalecimento se faz necessário. Na verdade, é essencial para não se machucar." Eu acho isso meio absurdo. Quer dizer que correr é algo tão incompleto que precisa de uma atividade extra, em geral muito chata (se for na academia), para a pessoa conseguir fazer com regularidade sem se machucar? Eu acho que as pessoas se lesionam provavelmente porque correm demais, ou rápido demais. A musculação só "funciona" porque a pessoa acaba correndo menos. E, se a solução é correr menos, não seria melhor fazer atividades mais divertidas e integrais, como MovNat, Parkour, Calistenia, etc.? O que vocês acham?

Pra quem gosta de vídeo, palestra do Christopher McDougall sobre o livro mais novo dele (que estou lendo lentamente).

Dica do meu amigo Stênio Fernandes (professor do CIn-UFPE): GMB Fitness - Exercício divertido e esperto para autonomia física. Veja também a página deles no Facebook.

O Steve Gangemi, Sock Doc, fez uma análise do novo calçado minimalista da VivoBarefoot: Motus. Parece que vale a pena.

Tradução de excelente texto do Mark Sisson sobre exercício primal: UM PLANO DE MALHAÇÃO TÃO SIMPLES QUE UM HOMEM DAS CAVERNAS PODERIA SEGUIR. Agradeçam ao Hilton Sousa do Paleodiário! Dica do Andre Cruz.

"Atletas de resistência estão danificando seus corações ao repetidamente passarem do que é normal?" (dica do Erik Neves). Acho que sim. Por esta razão tenho reduzido um pouco meus treinos de corrida. Hoje pela primeira vez nos últimos 2 ou 3 meses fiz um treino de mais de uma hora. Mas foi uma pedalada de leve, caminhando nas subidas, e com parada no parque para fazer exercício nas barras. Veja algumas fotos abaixo:









Bom dia malta ! Treininho logo pela manhã que é pro dia render, friaca da gota aqui pelas bandas de Guarulhos/SP.Andei...
Posted by COMA PALEO on Wednesday, July 29, 2015

7 comentários:

  1. Professor, uma coisa que me confunde muito nesse conceito é o seguinte: Tudo bem, entendemos que esse tipo de atividade sugerida por Mark Sisson seja saudável, e traz vários benefícios. Ele mesmo diz que não é necessário forçar o corpo a condições além dessa sugeridas. Mas, se estamos treinando para maratonas, mesmo que não seja focando tempos e/ou performance, esse treino por ele sugerido é ineficiente, não é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ralph,

      A ideia dele é não correr maratonas. Ele não acha saudável. Mas, se ainda assim a pessoa quiser, ele sugere um jeito bem particular de treinar:

      http://www.marksdailyapple.com/how-to-train-for-a-marathon/
      http://www.marksdailyapple.com/how-to-fuel-a-marathon/

      E acho que ele mesmo sabe que o jeito dele de treinar não tem o objetivo de te deixar mais rápido, mas sim de diminuir os danos de treinar e correr uma maratona.

      Excluir
  2. Boa! Sempre achei que musculação era inútil mas nunca havia pensado por esta ótica. Você está gastando tempo com outra coisa e, assim, corrrendo menos e diminuindo o risco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Leonardo. Mas será que já testaram esta hipótese?

      Excluir
  3. Na minha opinião "Não", corrida é completa desde que seja feita da forma mais natural possível como você mesmo prega, estes dias li aqui no seu blog um artigo que me identifiquei, falando sobre treinos com obstáculos naturais no percurso, costumo fazer isto aproveitando o que encontro do caminho, gosto de fazer um misto de trekking e corrida (descalço) em morros, trilhas e montanhas, e percebo que utilizo muito os membros superiores, utilizando os braços e mãos como apoio, praticando um "parkour leve", com saltos e movimentos, que usam o médio pé e o anté pé como aterissagem, fortalecendo assim a técnica da corrida descalça, costumo fazer isto devido ao contato com a natureza e o solo, mais isto é uma outra história...parabéns pelos artigos Adolfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson,

      Eu discordo do "corrida é completa". Nada é completo. Mas entendi seu ponto. Legal que você já pratica isso. Eu mesmo acho que vi pela primeira vez nos vídeos do Erwan Le Corre, criador do MovNat:

      https://www.youtube.com/watch?v=3nwbzpyterI

      Excluir
    2. Talvez meu expressei mal, quando disse completo, o que queria dizer, era exercitar membros inferiores e superiores.

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.