quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Relato de participação no Encontro Ágil 2008 - André Faria Gomes

Onde encontrar este relato, fotos e vídeos: http://andrefaria.com/2008/10/13/participacao-no-encontro-agil-2008/ Nesse ultimo sábado, 12 de outubro, estive no Encontro Ágil que foi realizado pelo pessoal do AgilCoop no IME/USP. Logo após a abertura do evento, assisti a apresentação "Planejamento Ágil de Projetos" do Dairton Bassi. Ao inicio da apresentação Dairton apresentou um divertido vídeo que conta a realidade do dia-a-dia de alguns desenvolvedores de software.

Alguns dados interessantes sobre projetos de desenvolvimento de software que foram apresentados:

  • 67% ultrapassam os custos
  • 83% são cancelados
  • 64% das funcionalidades raramente ou nunca são utilizadas

Discutiu-se sobre os extremos de se ter planos demais e não ter plano algum, e sobre níveis de planejamento (estratégico, portfólio, produtos, release, iteração, diário), falou-se sobre estimativas de prazos, grau de incerteza (ao estimar), e problemas de produtividade como a sindrome do estudante (deixar sempre para a ultima hora) e Lei de Parkson (mesmo que a atividade esteja pronta utiliza-se o resto do prazo estimado para coisas desnecessárias), e enfim, foram apresentadas algumas técnicas:

Em seguida houve o Debate "Métodos Ágeis, CMMi, MPS.BR, RUP ou o quê?" dirigido pelo Professor Fábio Kon com participação de Maurício Hermogenes da Paggo, do Rodolfo Ugolini da IBM, do Márcio Tierno da Inmetrics, Dairton e Cézar. A discussão foi muito interessante e os participantes realmente estavam preparados e qualificados para falar do assunto. Tierno recomendou a leitura do artigo "Como a Pixar promove a criatividade coletiva" publicado por Ed Catmull na Havard Business Review, segundo ele tem muito a ver com princípios ágeis.

Após o almoço assisti a palestra "Dificuldades na Implantação de Métodos Ágeis" do Fábio Kon. Falou-se principalmente sobre problemas de relacionamento e comportamento, dificuldades de resistência por parte de gerentes, arquitetos de software, programadores, testadores, DBAs e Clientes.

Em seguida, peguei a última parte da apresentação de Métricas de Software do Jorge Diz da Global Code.

Ao fim da palestra do Jorge, teve inicio o "Birds of a Feather" (grupos de discussões muito semelhantes as Muvucas que ocorrem no Just Java). Em cada uma das seis salas haviam pessoas discutindo diferentes temas relacionados a desenvolvimento ágil, eu participei da discussão sobre testes.

Depois do Coffe Break assisti a palestra "UOL: Chegando no Ágil com Scrum e práticas de XP" por Paulo Cheque e Priscilla Hansted, nessa palestra nos foi apresentado um pouco da trajetória do UOL na implantação de Scrum, falaram um pouco dos projetos da UOL, as ferramentas que podem ser utilizadas para testes (FIT e Selenium), e práticas de XP.

Ainda consegui pegar a última parte do debate "Métodos Ágeis precisam de certificações?" que estava acontecendo na outra sala e após o debate houve um retrospectiva sobre e evento e finalmente o encerramento.

Concluindo, o evento foi muito positivo e proveitoso, foi possível aprender e discutir com grandes personalidades do mundo Ágil além de rever bons amigos e ampliar o networking. Gostaria de dar os parabéns à todo pessoal do IME e da AgilCoop pela organização do evento, a Bluesoft pela iniciativa do patrocínio, e à todos os palestrantes e participantes por colaborarem para que este evento se tornasse realidade.

No meu álbum do picasa têm mais fotos, e o Daniel Cukier também publicou fotos e fez alguns vídeos durante o evento.

PS: Preparem-se para o Rails Submit Latin America, eu e o Júnior da Bluesoft também estaremos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.