sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fila Night Race 2013: foi recorde pessoal???

Participei, neste sábado 13/07/2013, da Fila Night Race Curitiba. Ganhei a inscrição (melhor ainda, inscrição VIP) para a prova numa promoção da Fila no Facebook. Levem isso em consideração ao ler meu comentário sobre a organização da prova, no final deste post.


Eu, Divino Julian e dois de seus amigos.



Eu tinha treinado duas semanas especificamente para esta prova. Eu treinei o ano inteiro, claro, mas com foco em 10K e 21K. Só nas duas semanas antes da prova eu foquei nos 5K, fazendo um pouco mais de treinos de tiro. Não sei se está relacionado aos treinos de tiro (acredito que esteja) mas na sexta-feira antes da prova comecei a ficar gripado. Resultado: fui para a prova sem estar com 100% das minhas condições. Mas eu não estava tão mal ainda (entre 70 e 85%, imagino). A gripe só foi se manifestar com toda a força depois da prova. Só agora, quinta-feira, posso me considerar uns 95% recuperado.

Corri sem GPS e sem olhar para o cronômetro. Fui só na sensação de esforço. Na verdade, nem encontrei as placas de quilometragem exceto a do km 3. Eu só queria ir o mais rápido possível e terminar. Sofri muito no começo mas depois do km 3 ficou mais fácil. Na hora eu achei que era por meu corpo estar mais aquecido no final. Na verdade, o começo é uma leve subida e o final é uma leve descida (leia este relato de uma prova no mesmo percurso).

Percurso dos 5K da Fila Night Race, do Circuito Adidas e da Night Run em Curitiba.

Quando cheguei e meu cronômetro apontou 22:04, fiquei muito satisfeito. Sim, sei que isto é mais do que a metade do meu recorde pessoal nos 10K (43:33), mas considerando a gripe e o fato de eu não gostar de correr à noite, foi ótimo. O tempo oficial foi 22:00.6 (arredondado para 22:01) no site. Fiquei em 3o. lugar na Categoria M-40-44 e 27o. no geral. Veja os resultados aqui.


Mensagem recebida pel celular.

Cronômetro e medalha.

Foto tirada logo após a prova.


Claro, por ser uma prova cara, em julho (mês de férias), à noite e sem prêmios em dinheiro ou mesmo troféus para a faixa etária, muitos bons corredores não foram.

Será que foi recorde pessoal nos 5K?

Até agora estou com esta dúvida. Será que meu desempenho nesta prova valeu como recorde pessoal calçado nos 5K? Por que tenho esta dúvida? Porque não sei se o percurso dos 5K foi corretamente aferido (apesar de constar como aferido no site da Federação de Atletismo do Paraná). E 5K é uma distância muito curta. Quaisquer 200m podem ser a diferença entre obter ou não recorde pessoal. Se o percurso não foi aferido, pra mim não é recorde pessoal.

Outro fator é que quando uma prova de 5K ocorre simutaneamente com uma prova de 10K, a prova de 10K pode até ser aferida mas a de 5K não necessariamente é.

Eu já havia feito 21:57 numa prova de 5K  em 30/10/2011, mas esta prova deu 4,68Km no meu GPS e tenho quase certeza que ela não foi aferida. Além do mais, na época eu estava na faixa 35-40. Agora estou na faixa 40-45. Os recordes mundiais para masters são diferentes a cada 5 anos, portanto meus recordes pessoais também são por faixa etária.

Outro fator importante na minha definição de recorde pessoal é o que está no pé. Para cada distância e faixa etária, tenho meu recorde pessoal descalço e o recorde pessoal calçado. Uma prova de 5K acho que fica mais fácil descalço.  Mas a largada e a chegada desta prova é dentro do Jóquei Clube de Curitiba, num terreno bem ruim. Além disso, estou sem treinar descalço regularmente faz pelo menos um mês e meio (por conta de frio e de uma pequena lesão que veio de usar calçados apertados).  Um complicador adicional para correr descalço é o fato de ser uma prova noturna. Portanto, corri de Newton MV2.

O Newton MV2 é ótimo, mas exige mais força das pernas do que correr sem nada no pé. Sem contar que os defensores de corrida descalça acreditam que qualquer calçado exige um esforço extra para manter a forma correta de correr.

Amigos

Esta prova é uma daquelas provas lotadas de Curitiba. Acho que só perde para as do Circuito Adidas. Mas devido ao frio, foi bem menos lotada do que de costume. Encontrei vários amigos e conhecidos antes da prova: Gi Souza, Ademir Manfroi, Annie, Divino Julian, Hilma, Ben-Hur, Anderson Ribeiro e sua esposa Paula, Mauricio (treinado pela grande Roseli Machado). Conversei bastante com o Ben-Hur, que já conhecia de outras provas e treinos no Parque Barigui, e com o Julian (que também estava no Espaço VIP). E, claro, também estavam lá a Marcia e a Rosana do Positivo Run.

Como estava todo suado depois da prova, para não piorar da gripe, assim que terminei  fui embora.  Não encontrei vários outros amigos que sabia que estariam lá.

Sobre a Organização da Prova


Achei esta prova ótima no quesito organização. O principal problema dela é ser cara. Custa 95 reais a inscrição! Mas o kit é bem recheado:





Teve show com o grupo Patubatê (infelizmente aproveitei bem pouco pois saí logo após correr), tenda de massagem, tenda com brindes da Gomes da Costa, teda de fotos, tenda para venda de produtos da Fila (e acho que tinha também teste da pisada, mas sabemos que este teste não significa nada, não é?), água em garrafa durante a prova (alguns gostam, outros não), isotônico em copo após a prova.

O percurso foi aferido pela Federação Paranaense de Atletismo, como pode ser visto em http://www.atletismofap.org.br/Corrida.html.


Além disso tudo, havia um espaço VIP, no qual pude entrar em virtude de ter ganho no sorteio. Lá havia frutas, café e lanches.

Leia também o relato com fotos do Julian Runner,  e o relato da Hilma no Corridas do Luizz.

12 comentários:

  1. Grande Profº Adolfo.
    Parabéns pela conquista e quebra do recorde pessoal. ótimo tempo.
    Forte abraço.
    Rafael Marrone

    ResponderExcluir
  2. De uma prova assim, só vou se ganhar também. Muito cara.

    Sobre a aferição, prova de 5 km é beeeem difícil. Elas são ignoradas.
    Meu recorde pessoal é numa prova com supostamente 5 km. No GPS bateu, mas né, GPS é GPS. Prova de 5 km sempre fico com dúvidas. E na dúvida me baseio no pace. Por isso que nem corro elas. As vezes é bom para sofrer um pouco, mas evito.

    De toda forma, 22 minutos é um baita dum tempo. Parabéns.
    Se não for mesmo aferida, considere como recorde não oficial tipo o da maratona lá de 2h03' hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrevistei aqui pro blog (vai ser publicado em breve) o aferidor de percursos de Curitiba. Ele confirmou o que eu já sabia que mesmo as provas de 10K nem sempre tem 10K.

      Obrigado, mas recorde mesmo tem que ser em percurso aferido.

      Excluir
  3. Adolfo ,
    Que bom ter te encontrado nesta prova. Tb não iria se tivesse q pagar a inscrição no preço cobrado. Ganhei.
    Parabéns pelo record e pelo excelente relato.
    Valeu !

    Júlian
    Julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adolfo ,
    Que bom ter te encontrado nesta prova. Tb não iria se tivesse q pagar a inscrição no preço cobrado. Ganhei.
    Parabéns pelo record e pelo excelente relato.
    Valeu !

    Júlian
    Julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adolfo ,
    Que bom ter te encontrado nesta prova. Tb não iria se tivesse q pagar a inscrição no preço cobrado. Ganhei.
    Parabéns pelo record e pelo excelente relato.
    Valeu !

    Júlian
    Julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  6. Apesar do kit farto, é uma prova que jurei nunca mais participar. Foi minha 2ª prova na vida, e ainda não tinha muito senso crítico qto às corridas de rua. Mas nas edições seguintes, só passei raiva.
    Superlotação, sem resultado, não responderam aos e-mails, caro pelo q a prova oferece...

    Bom ter dado certo p Vc. A blusa é realmente muito bonita.

    Parabéns pelo RP meio duvidoso. O fato de ter sido aferido pela federação, p mim não diz nada. Pelo menos aqui em MG. Basta ver no meu blog as matérias sobre o "Camp Mineiro de Corridas de Rua", ou o "Da Rua para as Pistas"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma prova-festa. Quem quer vai.

      Acho que temos que ter aferição independente :)

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  7. A prova teve um custo alto, mas acabei fazendo, tanto por ter desconto pela assessoria qto por dois itens do kit que me interessavam (cadarço e porta número) que teriam um custo razoável se comprasse fora.
    Organização mto boa, mto melhor que a da adidas, apesar de ser o mesmo percurso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.