sexta-feira, 21 de março de 2014

Corrida do Rebouças - Unidos pela Vida 2014



Participei neste domingo 16 de março da Corrida do Rebouças. Foi minha terceira participação nesta corrida e meu pior tempo. Fiz os 10K em 45:58.  Bem pior do que meu resultado em 2013: 43:33. Eu até pensei em me esforçar mais mas achei que não valia a pena. Estava me sentindo menos em forma do que ano passado.

Neste domingo, diferentementemente dos dois anos anteriores, fez bastante sol e calor (pros padrões de Curitiba). Por causa da Copa, a prova, que normalmente acontece em maio, foi antecipada para março. E isto faz muita diferença aqui.

Como treinei muito pouco nas duas últimas semanas (por exemplo, na semana da prova fiz apenas 30 minutos de corrida na segunda), o tempo até que foi bom Fiquei em 85 entre 404, e em 13o. na categoria (resultados aqui).

Não consumi qualquer carboidrato antes e durante a prova. A ideia era experimentar não comer e correr relativamente forte. Antes da prova, em casa, apenas café com manteiga. Porque não consumir carboidrato? Porque quando consumo gel em provas minha pele do rosto fica horrível depois. Esta experiência deu certo. Minha pelo ficou muito melhor depois desta prova do que depois da Corrida de Pinhais, ano passado, em que usei bastante carboidrato.

Não tomei nada de água antes e durante a prova. Fiquei com sede, mas preferi não tomar. Tive certo receio de engasgar.

O bom desta prova é que o percurso é aferido. O ruim foi que teve um problema na largada. A princípio avisaram que os 5K largariam 7:55 e os 10K às 8:00.
Fui para a largada e alguém me disse para ficar mais atrás para não atrapalhar a largada dos 5K. Mas alguns minutos depois apareceu o Vitor da V8 Assessoria Esportiva (obrigado, Vitor, que deve ter feito esse serviço de forma voluntária) avisando que todo mundo ia largar junto. O problema é que eu estava atrás de um monte de gente dos 5K e tive que ir desviando por pelo menos 1Km.
Por sorte este ano eu não estava atrás de Recorde Pessoal (RP), se não ia ficar bem chateado. Ano passado, em que consegui meu RP, larguei lá na frente, mas sabendo que os 5K e os 10K iam largar juntos.

Esta prova é boa pra RP, mas acho que este ano menos gente conseguiu. Sei que o Luizz conseguiu (sub-45) e o Anderson Duran (sub-40) também.

Faltou dizer que nas duas semanas anteriores senti algumas dores no tendão de aquiles do pé esquerdo. Acho que foi por ter feito uma prova relativamente forte num domingo (o Revezamento Entre Parques) e na segunda logo depois ter feito uns tiros. Além disso, no Revezamento eu corri de Saucony Type A5. Estou achando que o drop de 4mm dele não é bom pra mim. Vou deixar de usar por um tempo (talvez pra sempre) em provas.

Por conta disso, na prova fui de New Balance Minimus Trail MT00. Não é um tênis bom para provas. O solado é macio demais, por ser para trilhas. Mas foi a decisão que tomei. Fiquei com medo de ir descalço e me machucar com restos das obras que estão acontecendo por causa da Copa. Foi uma boa decisão, pois no começo tive que ir pela calçada e sem tênis não ia dar certo. 

A minha chegada foi registrada em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=v8I1UCyYb_o#t=31m35s

A média de batimentos durante a prova foi 181, com pico de 189.

Aqui minhas parciais Km a Km (exceto nos 2 primeiros Kms, em que o dedo falhou e não registrei a parcial do Km 1):
Tempo - Média de batimentos
9:15.9 - 178
4:23.5 - 181
4:26.7 - 179
4:42.5 - 181
4:54.4 - 181
4:46.8 - 183
4:31.1 - 181
4:49.9 - 182
4:10.5 - 183
Tempo no relógio: 46:01.3
Tempo oficial: 45:58


Mais fotos:




6 comentários:

  1. Adolfo,

    Parabéns pelo resultado.
    Talvez p vc não seja o melhor, porém é um ótimo tempo.

    Julian
    www.Julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Adolfo.
    E ainda passamos por um pedaço com paralelepípedo, na Madre Maria. Ali deve ser tenso passar descalço.
    Legal você nas fotos sorridente. Na minha, com cara de dor rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luiz!

      Tem que ter alguma vantagem em não ir a 100%. É poder sair sorrindo nas fotos...

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  3. parabens. show de tempo. anaerobico na veia, como tem que ser uma prova, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,

      Sim, mas talvez pudesse ser menos anaeróbico se eu estivesso melhor condicionado.

      Adolfo

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.