segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Voluntário na American Tobacco Trail 10 Miler

Neste sábado tive uma experiência diferente no mundo das corridas (em que estou desde Abril de 2011*): fui voluntário na organização de uma corrida: a American Tobacco Trail 10 Miler.

Sobre a Prova:

A corrida foi organizada pelo North Carolina Roadrunners Club, um grupo de corredores da região de Raleigh, Carolina do Norte.
A prova acontece na American Tobacco Trail, uma espécie de trilha de 22 milhas (uns 35 quilômetros). O trecho onde aconteceu a prova é bem bonito, repleto de árvores.

Aqui em geral é possível pegar o kit no dia da prova e aconteceu nesta prova. E o kit era apenas a camiseta e o chip (que não era descartável).

O que fiz como voluntário


Acordei 5:30, saí de casa 6:00 e cheguei no local da prova 6:20 da manhã. Ainda estava escuro.

Eu fiz parte da equipe de configuração (Setup Crew). Meu papel era estar disponível para ajudar no que fosse necessário no início dos trabalhos. Carreguei caixas com as camisetas da prova e os copos de cerveja que foram prêmios para os vencedores das categorias. Carreguei e arrumei as caixas de lanches pré e pós prova (pretzels, bananas). Ajudei a fazer uma mistura de isotônico com água (eu segurei o galão enquanto outro voluntário colocou a água e o isotônico). Organizei as camisetas por tamanho. Enfim, coisas bem simples. Como a comunidade de corrida aqui é forte, eram muitos voluntários, mais do que o necessário.

O que ganhei materialmente com isso? Os voluntários tiveram direito a um café da manhã com café, chá, pão e chicken biscuit (uma espécie de sanduíche). Apenas tomei o café e o chá pois o resto tinha glúten e açúcar (o chá era diet). E ganhei uma camiseta da prova, de tecido tecnológico (isto é, não era de algodão, o que é raro por aqui - a maioria das provas tem camisetas de algodão).

Fiquei sabendo da oportunidade de ser voluntário no grupo do North Carolina Roadrunners Club no Facebook (aqui o post).

Ah, e voluntários aqui só são permitidos em eventos sem fins lucrativos. A organizadora das Maratonas e Meias-Maratonas Rock 'n' Roll está sendo processada justamente por usar voluntários sendo uma entidade com fins lucrativos:

Raleigh Rock 'n' Roll Marathon mentioned on page 4 of class-action suit against CGI, alleging volunteer exploitation. http://t.co/MH3H7ApzdO


Abaixo algumas fotos da prova (veja aqui a estória no Google+):


























































































































































































































































































































* Meu primeiro post aqui neste blog sobre corrida foi apenas em Dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.

Receba as postagens deste blog por email