sábado, 22 de novembro de 2008

Agilidade, por Obie Fernandez (post de Adolfo Sousa)

Vou relatar aqui uma das palestras com as quais mais me impressionei no Rails Summit 2008, brilhantemente organizado pela Locaweb e pelo Fábio Akita. Pra quem não o conhece, Obie Fernandez foi um dos pioneiros e responsáveis pela adoção do Ruby on Rails na Thoughtworks, escreveu o famoso "The Rails Way" e fundou a Hashrocket. Esta figura simpática, didática e inovadora nos presenteou com o Keynote de encerramento do evento.

Obie listou os 4 princípios do Manifesto Ágil e explicou o que faz para aplicá-los em sua empresa. Em suma, foi uma aula a respeito de agilidade e boas práticas para quem já trabalha ou pretende trabalhar seguindo esta filosofia. Com vocês, o "Hashrocket Way":

  1. Valorizar indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas
  2. Nesta parte da apresentação, ele falou muito a respeito das pessoas com as quais trabalha. Mostrou muitas fotos do seu escritório (com vista para o mar), das reuniões diárias e alguns vídeos engraçados do pessoal se divertindo enquanto trabalhava. O mais marcante, porém, foram as suas idéas a respeito de pair-programming. Para Obie, é fundamental ter um monitor com dois teclados e dois mouses para se programar em par. Isto impede que a pessoa mais imperativa domine o teclado e força a participação das duas pessoas. Falou que uma pessoa pode escrever um teste e a outra o pedaço de código para passar aquele teste. Ficou claro que ele enxerga esta prática, quando bem aplicada, como um bem para as pessoas, já que elas aprendem e crescem com mais rapidez, as tornam mais produtivas e, por conseqüência, realizadas. Outro ponto interessante é o número de pessoas nos seus times: segundo Obie, em um time com mais de 4 pessoas você já pode ter problemas de comunicação e perder o auto-gerenciamento. Seus times são de 2 ou 4 pessoas. E sobre contratações, ele contou que publica um post no seu blog, as pessoas respondem, e ele convida algumas para trabalhar para eles por 1 semana. Ele não se importa se o sujeito tem bilhões de diplomas e títulos, se tem 30 anos de experiência ou se já passou por muitos empregos. Ele quer ver como a pessoa se comporta trabalhando num projeto real e em par. Ele não espera perfeição, mas a candidato deve ser capaz de trabalhar em pares, aprender rapidamente e lidar com a pressão de um projeto verdadeiro.

  3. Valorizar software funcionando mais do que documentação extensa
  4. Aqui ele deu o recado citando a divertida palestra de um rapaz chamado Brian Liles: TAFT - Test All The Fucking Time. É bem curta e divertida, assistam!

  5. Valorizar a colaboração do cliente mais do que (re)negociação de contrato
  6. Ele mostrou uma espécie de contrato em que o cliente não é obrigado a pagar pelo software caso não fique satisfeito. Porém, deixou bem claro que é preciso se proteger. Se o cliente não é obrigado a pagar, ele também não pode processar a Hashrocket e pedir uma indenização maior do que pagaria. Depois, mostrou fotos de alguns clientes realmente trabalhando com a equipe em alguns projetos especiais que eles chamam de "3, 2, 1, launch". São projetos que eles fazem em 3 dias, desde que o cliente esteja presente e que eles tenham a parte visual da aplicação já definida; este é o único caso em que ele não segue uma prática da XP (design simples).

  7. Responder às mudanças mais do que seguir um plano
  8. Neste final da apresentação, ele mostrou a ferramenta Pivotal Tracker. Falou que sempre estimam as tarefas em pontos (com tamanho máximo de oito) e também sobre a importância das reuniões diárias.

Como não consegui os slides, estou escrevendo a partir daquilo que lembro e anotei, e com a ajuda do post que acabo de ler no blog do próprio Obie Fernandez. Pretendo escrever mais a respeito das outras palestras a que assisti e gostei no Rails Summit 2008.

Até mais!!!


Fonte: http://www.adolfosousa.com.br/blog/2008/10/21/agilidade-por-obie-fernandez/


==========================================
Adolfo Neto
Departamento Acadêmico de Informática
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Fone: (41) 3310-4644 / Fax: (41) 3310-4646
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Blog: http://professoradolfo.blogspot.com
==========================================

Um comentário:

  1. Caraca, Adolfo! Você citou o meu post no seu blog, trabalhamos na mesma área, você já passou por Campinas (minha cidade natal), está na lista do Dojo SP e ainda somos xarás. Que susto :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.