sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Computador a Papel

O COMPUTADOR A PAPEL – UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE COMPUTADORES

Valdemar W.Setzer
Dept. de Ciência da Computação, Universidade de São Paulo, Brasil
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Esta é uma tradução do original em inglês, disponível no site acima – versão 1.0 de 4/12/05

1. Introdução

Uma das metas básicas da educação é prover uma compreensão do geral mundo, em particular das máquinas. Sem essa compreensão, não é possível colocá-las em seu contexto adequado, usando-as somente quando trazem benefícios e não prejuízos para a humanidade e para o meio ambiente. Além disso, uma falta de compreensão dos princípios básicos que regulam o funcionamento das máquinas produz o que costumo chamar de "uma paralisia mental": a falta de curiosidade e de investigação que são tão típicas dos seres humanos (que estão em constante busca de conhecimento consciente e compreensão). Essa falta diminui nossa condição humana. Quantas pessoas conhecem o princípio dos motores a combustão, da sustentação dos aviões ao voarem, etc.? As máquinas tornaram-se tão complexas e seu interior tão escondido dos olhos e do tato – principalmente quando estão dentro de circuitos eletrônicos integrados – que as pessoas desacostumaram-se de perguntar a questão fundamental: "Como funciona esta máquina?"


Continua em  http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/comp-papel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.