domingo, 16 de dezembro de 2012

Corrida Solidária

Aconteceu hoje em São José dos Pinhais-PR a I Corrida Solidária. Foi uma corrida organizada pela Assessocor para arrecadar fundos para "a compra da cadeira de rodas e apoio ao atleta portador de necessidade especial cadeirante Rosélio Aparecido Pereira 38 anos residente em Campo Largo e atleta de Curitiba, PR."



Eu estava inscrito para os 10K, mas resolvi ir para os 5K, para fazer minha estreia na distância descalço.

O clima estava bom, apesar de já ser quase Verão: nublado e relativamente fresco. No começo da prova achava que talvez conseguiria fazer os 5K em menos de 20 minutos. O primeiro quilômetro passei em 3:55. Mas a partir do segundo já vi que não daria para ser hoje: 4:10. O terceiro também foi a 4:10. Decidi não marcar mais e fechei os dois últimos quilômetros em 8:32, terminando os 5K em 20:48. Mas a prova tinha um pouco mais do que 5Km (a placa dos 5K estava bem antes da chegada). Fechei a prova em 21:17.1. O registro da corrida está no Linha de Chegada. Mesmo assim, os 20:48 foram meu recorde pessoal nos 5K, se considerarmos válida esta prova, uma vez que não foi aferida oficialmente. Melhorei em mais de um minuto meu tempo anterior (21:57).

Como o Leonardo Liporati observou lá no Linha de Chegada: "este tempo já projeta um sub-44 nos 10k com relativa tranquilidade". Fica para 2013. Sinto que ainda tenho bastante a melhorar: postura, respiração, ritmo no início da prova (aquecer melhor), biomecânica da corrida (mover adequadamente os braços e pernas), força muscular (começar a fazer exercícios de força) e capacidade aeróbica (continuar com o Método Maffetone e a dieta low-carb). Trabalhando estes itens, posso obter sim sub-43 nos 10K em 2013, ou até melhor.

Registrei durante a corrida os batimentos cardíacos. A média durante a corrida foi 177. O máximo foi 182. O segundo quilômetro foi o que teve maior média: 180.

Encontrei alguns amigos antes da corrida: o Luiz Souza (da G5 Esportes, CEIZS Run e do blog Corridas do Luizz), o professor Jazomar Vieira da Rocha (da UTFPR), a Giseli Souza (do grupo Amigos da Corrida de Curitiba), o Vitor Bertoli Nascimento (da V8 Assessoria Esportiva) e o Glacymar Rodrigues (da Trainer Assessoria).

Esta corrida foi low-carb. Não comi nada antes da prova, nem bebi água durante a prova.

Um observação adicional: foi uma corrida muito melhor para correr descalço do que a da semana passada.

Nas principais ruas de São José dos Pinhais, o asfalto estava bem novo. Em quase nenhum trecho tive que desacelerar por conta do asfalto, como aconteceu várias vezes aqui em Curitiba na corrida da Smelj.

Uma outra observação: vi bastante gente cortando caminho pela calçada, tema que está sendo discutido no blog do Luiz.

PS: Saiu o resultado oficial da corrida. Meu tempo líquido cronometrado foi 21:20. E, desta forma, fiquei em 11o. lugar entre os 117 atletas do sexo masculino nos 5K. Além disso, fui o primeiro colocado na categoria M-40-44 (homens entre 40 e 44 anos, num total de apenas 8) e fui melhor do que a primeira mulher dos 5K.


Abaixo algumas fotos:

Medalha da primeira Corrida Solidária


Pórtico de largada

Pódio

Aglomeração antes da largada

Kit da prova: isotônico, certificado, adesivo, fruta e medalha

Adesivo

Certificado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.