domingo, 5 de maio de 2013

Corrida Unidos pela Vida - Rebouças

Como eu já tinha anunciado no post Próximas Provas, partcipei hoje da Corrida Unidos Pela Vida – Rebouças.



Medalha da Corrida do Rebouças 2013

Essa prova é e vai continuar a ser uma das minhas favoritas. É muito bom correr no bairro em que trabalho, o Rebouças.

Além disso, é uma prova não tão lotada quanto Adidas/Fila e tem um percurso com subidas, é verdade, mas não tão sacrificante. Em Curitiba não tem jeito. Todo percurso de 10K tem subidas e descidas.

Hoje, no Dia Internacional da Corrida Descalça (depois escreverei um post sobre o dia), decidi não correr descalço porque queria recorde pessoal e porque sabia que o terreno não era o ideal. Corri com um Newton MV2, um calçado minimalista, com drop zero e leve. Não é flexível nem tem bom espaço para os dedos, portanto não é ultra-minimalista.  Eu tinha um plano B: uma sacola no bolso. Meu plano era: se eu chegasse ao km 7 com mais de 33 minutos, eu tiraria o tênis e terminaria descalço (pois eu sabia que do km 7 ao 10 o asfalto é bom). Mas como cheguei ao km 7 com 31 minutos, fui até o fim calçado mesmo.

E o recorde pessoal veio. 43:33 nos 10K (veja aqui a evolução dos meus recordes pessoais). Estou muito feliz. Meu recorde pessoal em provas aferidas tinha sido nesta mesma prova em 2012: 45:19. Ano passado fiz também 44:16 mas foi numa prova da SMELJ que normalmente não afere oficialmente seus percursos. 


Acho que minha evolução, ainda que modesta, é resultado da utilização do método Maffetone (ver também aqui e aqui). Mas, claro, pode ser simplesmente resultado de dois anos como corredor.


Abaixo alguns gráficos do registro da prova feito pelo meu celular e enviado para RunKeeper e Linha de Chegada (clique na imagem para aumentar):


















Nos gráficos dá pra ver o meu pace aproximado durante a prova, a  variação de altimetria, etc. 


Olhando meus resultados em provas, percebi que no ano passado fui
26 entre 76 na categoria M-40-44 e 124 entre 470 no masculino geral. Este ano fui 17 entre 98 no M-40-44 e 99 entre 526 no geral. Clara evolução. 

Depois da prova ainda teve uma excelente confraternização na casa da Marina Brentha com pais e mães do grupo Positivo Run. 

Abaixo mais algumas fotos:




















8 comentários:

  1. e aí Adolfo, parabéns ! recorde pessoal nos dá ânimo novo para encarar os treinos !

    Abraços

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Eu tb tive recorde: baixei 33 segundos do meu melhor tempo - Adidas Outono.
    Fiz 5K em 26"05' enquanto ano passado, meu tempo era de mais de 32 min! Bom, né, nos darmos conta da evolução!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo RP! Foram poucas as vezes que corri focado no tempo, mas sempre foi gratificante qdo a meta foi atingida. Qdo não foi atingida não fez diferença, rsss.

    O evento parece ter sido do jeito que eu gosto: altimetria nível médio e sem superlotação. Se tiver custado uns 10 pilas a inscrição, melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Escolho poucas provas para correr bem focado no tempo. Esta foi uma delas.

      A inscrição custou 50. Mas, segundo os organizadores, foi tudo para o Hospital Pequeno Príncipe.

      Excluir
    2. Beleza! 50 pilas é justo, na minha opinião. Qdo é encaminhado à uma boa causa, melhor ainda!

      Excluir
  4. Parabéns pelo escelente tempo! Eu corri a prova de 5k descalço e me senti muito bem, tirando um trecho entre o Jardim Botânico e a Brasílio Itiberê, corri muito mais rápido do que nos treinos. Nao tenho tempo oficial, porque parece que o chip deu problema ou a forma como usei ele, não sei. Estou muito mais confiante pra continuar evoluindo nos treinos e fazer a próxima de 10km. Mas tenho certeza de que não deixarei de fazer o reconhecimento do terreno antes, ajuda muito na estratégia.
    Abraços.

    PS. Esqueci teu endereço de email, se puderes me mandar pelo endereço everlod arroba gmail.com eu te respondo com as fotos do encontro de sábado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.