O professor que ministra aulas de lógica matemática, métodos quantitativos e matemática nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Software e Tecnologia em Desenvovimentos para Web, desenvolveu os Ambientes de Suporte ao Ensino-Aprendizagem (ASEA), um conjunto de aplicativos específicos da área de lógica, que dão suporte ao aluno sempre que possível e necessário.
Segundo Nicoladelli, os ambientes são construídos e distribuídos gratuitamente como aplicativos que cada aluno poderá instalar em seu computador pessoal. "Este software oferece condições de reproduzir partes relevantes do ensino presencial, de acordo com a velocidade de assimilação de cada aluno", afirma.
Atualmente estão disponíveis de forma gratuita os aplicativos para auxílio em cálculo proposicional (ASA-CalcPro), matrizes, determinantes e sistemas lineares (ASA-MDS), programação linear (ASA-PL) e sistemas de tablôs (ASA-Tableaux). "A coleção de aplicativos atinge uma diversidade de interesses, por exemplo, em engenharias, que proporcionam uma facilidade com vários tipos de representações e valores por meio da versão digital", afirma.
De acordo com o professor, antes do acesso à informática, este tipo de exercícios de lógica não podiam ser cobrados em grande número. "Era quase impossível apresentar gráficos e tablôs da forma como temos gerados com o software", explica. Agora, com o acesso a estes aplicativos, a vida dos alunos e professores foi bastante facilitada, pois o software disponibiliza os cálculos de forma bastante didática. "Antes, se pedíamos cerca de 10, 20 exercícios ao aluno, agora ele pode fazer 100, 200, em casa, e apresentar trabalhos funcionais aceitos em linguagem internacional para entendidos da área, que com certeza ficarão satisfeitos", afirma.
Além do aspecto gráfico, os aplicativos também oferecem orientações imediatas para o aluno, além de uma opção de ajuda para o usuário iniciante, mas que já tenha conhecimento na área. "A idéia do aplicativo é oferecer ao aluno um ambiente de ajuda e reforço ao estudo, com várias referências bibliográficas, o que representa um sistema bastante didático e eficiente", conta o professor.
Estes ambientes de suporte começaram a ser distribuídos aos alunos da SPEI em 2004, com excelente aceitação. De acordo com o professor, os referidos ambientes têm sido apresentados em outras instituições. "Professores pesquisadores altamente relevantes, de importantes instituições de ensino brasileiras, tais como UTFPR, UFPR, PUC-PR, UFSC, USP, UFRN e Unicamp, têm proporcionado um retorno surpreendentemente encorajador, o que realimenta e revigora a idéia original desta contribuição social", explica o professor Nicoladelli, citando o pesquisador que é referência em lógica, Newton Costa.
Embora o software tenha sido desenvolvido para o Windows, os usuários do Linux poderão executá-lo com ajuda do emulador Wine.
Os alunos da SPEI já sabem da disponibilidade do download dos ambientes de suporte ao aluno, mas quem tiver interesse pode acessar o site http://www.asacalcpro.com.br/