segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uso de computadores no ensino fundamental e médio e seus resultados empíricos: uma revisão sistemática da literatura


O artigo que dá título a este post, publicado em 2008, chegou às seguintes conclusões:

(...)
"apesar da crença de que o uso de computadores traz amplos benefícios dentro do Ensino Fundamental e Médio, não existe um corpo
suficiente de evidências empíricas que fundamentem esta hipótese.
Dos 41 artigos analisados, encontramos 13 artigos  em revistas científicas com uma comparação experimental entre uso e não uso de computador que sinalizam resultado positivo ao uso de computador. Em contraste, encontramos 3 artigos, dos anos de 1989, 1990 e 1992, que dão um resultado oposto, onde o uso do computador no ensino piora as notas dos alunos, e 15 artigos em que os dois métodos se equivalem. Para 7 artigos não podemos tirar nenhuma conclusão pois seus resumos nada dizem sobre o resultado do experimento e não conseguimos o texto completo para analisa-los. Finalmente 3 artigos foram retirados do conjunto após a leitura do texto completo porque não apresentavam uma análise comparativa entre o uso e o não uso do computador,"
(...)
"parece haver uma forte tendência de que uso de computadores na educação tenha resultados mais negativos em crianças mais jovens,"
(...)

O artigo completo pode ser encontrado em http://www.ic.unicamp.br/~wainer/publications.html

Uso de computadores no ensino fundamental e médio e seus resultados empíricos: uma revisão sistemática da literatura

Andre Covic and Jacques Wainer and Tom Dwyer

Revista Brasileira de Informática na Educação, Vol. 16(1) 2008. In portuguese. Local copy


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