quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mensagem do professor Carlos Eduardo Ferreira (IME-USP) sobre a participação do Brasil na Final Mundial da Maratona de Programação (ICPC)

Olá,
Na semana passada ocorreu em Harbin, China, com uma temperatura sempre abaixo de -10 graus Celsius, a final mundial do ICPC da ACM (International Collegiate Programming Contest), a competição para a qual a Maratona de Programação é classificatória. A Maratona de Programação é um evento realizado pela SBC em parceria com a Fundação Carlos Chagas que reuniu, em 2009, 410 times de 145 instituições de ensino brasileiras.

Sete times brasileiros qualificaram-se para representar o país na final mundial do ICPC. Com o apoio da Fundação Carlos Chagas realizamos em São Paulo de 4 a 26 de janeiro um treinamento intensivo para a competição, com a participação, inclusive, de um técnico de uma das principais equipes russas da competição. E o treinamento mostrou bons resultados. Tivemos dois times que resolveram 5 problemas dos 11 propostos (a equipe campeã resolveu 7 problemas): a equipe da UFPE e do IME-USP. Ambas terminaram a competição em 14o. lugar, empatadas com outras instituições de renome internacional (como MIT, Carnegie Mellon, Cornell, etc). A equipe da UFPE sagrou-se campeã entre os times latino-americanos, título que o Brasil não conquistava desde 2005. Duas equipes brasileiras ficaram com 4 problemas na 36a. colocação: o IC-Unicamp e o ITA. Os times da UFSC e UFS fizeram 3 problemas e o da PUC-Rio resolveu 2 problemas. Foi um desempenho excelente do grupo brasileiro, e por muito pouco não figuramos entre os medalhistas da competição. O resultado completo pode ser visto:

http://cm.baylor.edu/ICPCWiki/Wiki.jsp?page=Results%20World%20Finals%202010

A Maratona de Programação vem se consolidando ano a ano como um evento de grande sucesso no país, e estamos caminhando para ter equipes bem colocadas em nível mundial. Os resultados deste ano são uma mostra de que isso está muito próximo.

A competição em 2010 terá novamente duas fases. A primeira, distribuída pelo país, ocorre em 19 de setembro. A final brasileira ocorrerá em Joinville, nos dias 23 e 24 de outubro. A competição será classificatória para a final mundial do ICPC de 2011, que ocorrerá no Cairo, Egito! Formem suas equipes!! Participem!

Aproveito para parabenizar os técnicos e competidores de todas as equipes que foram à final mundial e agradecer o apoio que temos recebido da Fundação Carlos Chagas, nossa parceira no evento desde 2006.

--
Carlos E. Ferreira
Fonte: https://grupos.ufrgs.br/pipermail/sbc-l/2010-February/010008.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.