quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nike Free 0.0 - Review

Já que o Luiz Souza faz reviews de tênis (Vomero, F50) no blog dele, resolvi fazer também no meu blog :)

Vou começar pelo meu favorito, o Nike Free 0.0¹. É o melhor modelo da linha Nike Free (os Nike Free não são minimalistas), justamente por não fazer oficialmente parte da linha. Tenho ele faz tempo², mas só comecei a correr pra valer com ele em novembro de 2011. Portanto, aproximadamente um ano.

Este modelo tem várias das características dos modelos minimalistas apontadas pelo Sérgio Rocha. O fato de ser  drop zero  (isto é, sem diferença de altura entre o calcanhar e a parte da frente do pé) é muito bom para a minha coluna. Hoje em dia, quando uso algo que não seja drop zero, sinto o impacto na minha coluna. Duas de suas vantagens são o preço (0 reais) e o peso (0 gramas). Mas a principal vantagem mesmo é que ao usá-lo você quase que naturalmente é forçado a correr com a mecânica correta, pousando com a parte da frente do pé, dobrando os joelhos, relaxando o corpo, entre outras características da corrida natural.

Alguns corredores famosos já usaram este modelo em competições. Abebe Bikila ganhou a Medalha de Ouro na Maratona Olímpica (Roma 1960) usando um modelo um pouco mais escuro que o meu. Veja sua extraordinária performance no excelente vídeo abaixo:



Zola Budd ganhou 2 medalhas de ouro em campeonatos mundiais. Veja Zola em ação:



Desvantagem: se você não o usou durante a infância (como eu não usei),  você tem que "amaciá-lo". Isto é, tem que começar usando aos poucos (leia instruções aqui). Quando estiver bem amaciado, dá para usar tranquilamente em asfalto (mesmo um pouco quente), areia, terra e grama baixa.

É perigoso usá-lo para correr em grama alta, pois você pode não ver pedras escondidas. Mas é perigoso correr em grama alta com qualquer tênis de corrida. Pisar em uma pedra pode machucar muito, independentemente da espessura do solado.  


Para terminar, uma foto:

Fonte: http://forums.runnersworld.com/forums/runner-communities/barefoot-running/body-paint




¹ Não fui eu quem deu este nome. Copiei a ideia da TJ da Barefoot Runners Society.
² 1972.

Um comentário:

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.