sábado, 26 de janeiro de 2013

Entrevista com o Professor Tim Noakes - parte 1

O professor Tim Noakes é um dos mais importantes Cientistas de Esporte do mundo. E é médico. Já falei sobre ele em pelo menos três outros posts: Beba água quando tiver sede, Entrevista com José Carlos Souto e Outra fraude: o conselho "Beba água mesmo antes de ter sede". 

Os meus amigos do site The Health Fanatic (também no Facebook), da África do Sul, entrevistaram o professor Tim Noakes (que mora na África do Sul). O link para a entrevista original é este:

Q&A with Tim Noakes on LCHF, Endurance Sport and Surfing!

http://www.thehealthfanatic.co.za/Topics/Lifestyle/Tim-Noakes-on-LCHF,-Endurance-Sport-and-Surfing!.aspx 

ou seja, Perguntas e Respostas com Tim Noakes sobre LHCF, Esporte de Resistência e Surf!

onde LCHF = Low Carb, High Fat = Dieta pobre em carboidrato, rica em gordura.

Abaixo a primeira parte da minha tradução da entrevista, que está dividida em seções.

Professor Tim Noakes


Nutrição:

Todos os açúcares devem ser considerados ruins? Sabemos que o
xarope de milho de alta frutose (high fructose corn syrup) é um veneno, mas isto significa que outros açúcares como lactose (leite), frutose (frutas) e sacarose (cana de açúcar) são bons em moderação ou eles são doses menores de veneno?

Nenhum deles tem nenhum valor em particular; nenhum é um item alimentar essencial. Portanto todos podem ser evitados.

Escutei você dizer que indivíduos resistentes a carboidratos (RC) devem adotar uma dieta Pobre em Carboidratos, Rica em Gordura (PCRG) mas isto significa que uma pessoa que não é RC deva evitar comer PCRG? A dieta PCRG é para todo mundo?

Eu disse isso em parte para me proteger de críticas ainda mais severas. A evidência para o benefício desta dieta é mais óbvia para aqueles com RC inquestionável - isto é, aqueles com diabetes ou pré-diabetes. Porém eu suspeito que a maioria das pessoas irá se beneficiar uma vez que a maioria tem algum grau de RC.
Além disso, o benefício chave da PCRG é que ela remove a maioria das escolhas alimentares viciantes. Eu acredito que as escolhas alimentares viciantes são o verdadeiro problema na nutrição moderna e, se nós pudermos remover estas escolhas de nossas dietas, seremos muito mais saudáveis. A dieta PCRG é muito pobre em escolhas alimentares viciantes.

As pessoas tendem a ter medo de comer gordura e frequentemente cometem o erro de comer pouco carboidrato e pouca gordura quando começam uma dieta PCRG. Porque é tão importante comer gordura e o que exatamente "Rico em Gordura" significa?

Dr Walter Willett, um dos cientistas de nutrição mais importantes no mundo, respondeu a esta pergunta algum tempo atrás dizendo que nós não precisamos colocar nenhum limite na quantidade de gordura que consumimos em nossa dieta. Meu objetivo é comer entre 60 e 70% de gordura, uma vez que isto, no meu caso particular, é melhor para a regulação da glicose no sangue. No meu caso, meu fígado produz glicose demais quando eu como mais proteína. Eu também fico mais pesado quando como mais proteína e mais leve quando eu como mais gordura. Portanto, é por isso que eu adoto uma dieta mais rica em gordura. 

A maioria das pessoas não consegue imaginar 70% de gordura num prato e aceitar que isto seja bom para a saúde. Com que se parece uma refeição PCRG típica?
             

A gordura é tão densa em energia que você não precisa consumir muita gordura para ter uma dieta rica em gordura. Uma refeição rica em gordura pode incluir laticínios, iogurte, ovos, bacon, manteiga, abacate, azeite de oliva ou óleo de côco, nozes macadâmia. Não tudo isso junto pois estes são todos alimentos bastante ricos em gordura.


Continua aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.